Arquiteto recebe homenagens de autoridades e populares em Brasília — Rádio Senado

Arquiteto recebe homenagens de autoridades e populares em Brasília

LOC: O ARQUITETO OSCAR NIEMEYER RECEBE HOMENAGENS DE AUTORIDADES E POPULARES DURANTE VELÓRIO EM BRASÍLIA.
 
LOC: FAMILIARES E AMIGOS AGRADECEM O CARINHO DA POPULAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Sob os aplausos de centenas de pessoas, o caixão com o corpo de Oscar Niemeyer foi recebido pela presidente Dilma Rousseff na rampa do Palácio do Planalto. Por mais de uma hora, autoridades, entre elas, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, prestaram as últimas homenagens ao criador da Capital Federal. O sobrinho Paulo Niemeyer agradeceu as homenagens prestadas a Oscar na Capital Federal. (Paulo) Acho que foi uma despedida merecida. Acho que ele não podia sair sem passar por Brasília sem se despedir dos brasileiros, sem uma despedida nacional e na cidade que ele marcou e marcou ele também. REP: Diversos senadores foram ao Palácio do Planalto. Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, elogiou o arquiteto e o comunista.

(Randolfe Rodrigues) O Niemeyer até na sua despedida faz com que realizemos um sonho. Realizou um para nós da esquerda hoje. Um comunista coerente com a sua História subir a rampa do Palácio do Planalto. Esse foi um dos momentos mais emocionantes que já vivi.
 
(Repórter) O vice-presidente da República, Michel Temer, também destacou a obra de Niemeyer.

(Michel Temer) É uma grande perda para o Brasil e uma grande perda para Brasília, que é a fisionomia do grande Niemeyer. Passa ser um exemplo histórico de correção, coerência e de um grande profissional. 

(Repórter) O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que a capital do país tinha que fazer a justa homenagem ao seu criador.
 
(Renato Casagrante) Ele estar aqui em Brasília é uma homenagem que sua filha Brasília faz a ele. Que todos nós possamos homenageá-lo porque todos nós hoje temos uma relação com Brasília por ser a nossa capital. O ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou o legado de Niemeyer.
 
(Celso Amorim) São raros os gênios e hoje o Brasil perdeu um gênio, um gênio fecundo, que viveu muito, que criou muito e que é conhecido no mundo inteiro. 

(Repórter) Ainda na Base Aérea de Brasília, o arquiteto foi homenageado com honrarias, entre elas, uma salva de 21 tiros. Ao longo do trajeto até o Palácio do Planalto feito num caminhão do Corpo de Bombeiros, Niemeyer foi aplaudido. Ele morreu na noite de quarta-feira aos 104 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória. 

LOC: O CORPO DE OSCAR NIEMEYER VOLTA AINDA NESTA QUINTA-FEIRA PARA O RIO DE JANEIRO PARA SER VELADO NO PALÁCIO DA CIDADE. O ENTERRO OCORRERÁ NESTA SEXTA-FEIRA NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA EM BOTAFOGO, NO RIO DE JANEIRO.
06/12/2012, 06h31 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 06h31
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00