Mercadante defende aplicação de todos recursos do petróleo na educação — Rádio Senado

Mercadante defende aplicação de todos recursos do petróleo na educação

LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ALOÍSIO MERCADANTE DEFENDEU A APLICAÇÃO DE TODOS OS RECURSOS DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO EM EDUCAÇÃO.  

LOC: ELE PARTICIPOU NESTA QUINTA-FEIRA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.  

TÉC.: O Ministro Aloizio Mercadante veio falar sobre o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação. O PNE estabelece vinte metas educacionais que o País deverá atingir no prazo de dez anos. A proposta que está no Senado prevê investimento de dez por cento do PIB, a soma das riquezas produzidas pelo País, em Educação. Mercadante discorda. Para ele o Brasil tem que aplicar a totalidade dos recursos dos Royalties do Petróleo no Setor. 

(Mercadante) O único caminho que eu vejo hoje, concreto, realista. É ousado? É ousado, é radical? É radical e tem que ser radical nessa questão. É pegar todos os royalties, todos, pré-sal, pós-sal, concessão, todos os royalties e dizer o seguinte: a prioridade é a educação. Porque é a prioridade desse país. 

(REPÓRTER) O relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, o senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que vai indicar os cem por cento dos royalties do Petróleo como fonte de recursos para a Educação em seu relatório, mas sabe que enfrentará enormes resistências no Senado. 

(Pimentel) Eu quero registrar que temos muitas resistências aqui no Senado.....nós vamos ter que trabalhar muito aqui na CAE e depois nas outras comissões mas principalmente aqui aonde nós vamos discutir a questão das fontes para manter os cem por cento. 

(REPÓRTER) O Presidente da Comissão de Educação, senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, não acha que haverá tanta resistência no Senado para aprovar os Royalties como fonte de recursos para a Educação. Segundo ele, essa é a única forma de dobrar os investimentos do setor em dez anos, como propõe o PNE. 

(Requião) A fonte pode e deve ser o pré sal. E dentro desse raciocínio que o pré sal vai apoiar a duplicação da verba da educação no Brasil, nos municípios e nos Estados, nós vamos ganhar essa parada e eu acredito, com facilidade porque eu acredito na racionalidade do Senado da República. 

(REPÓRTER) Além do aumento do investimento em educação pública no País, o Plano Nacional de Educação, que está sendo discutido pelo Senado, prevê a ampliação das vagas em creches e a oferta do ensino em tempo integral em, pelo menos, 50 por cento das escolas públicas do País.
29/11/2012, 00h17 - ATUALIZADO EM 29/11/2012, 00h17
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00