Entidades cobram votação do estatuto da pessoa com deficiência — Rádio Senado

Entidades cobram votação do estatuto da pessoa com deficiência

LOC: REPRESENTANTES DE ENTIDADES COBRAM VOTAÇÃO DE ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS 

LOC: PROPOSTA JÁ APROVADA PELO SENADO, AGUARDA VOTAÇÃO NA CÂMARA HÁ SEIS ANOS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. É INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AVANÇOU NO BRASIL, MAS AINDA HÁ MUITO A SER FEITO. 

TÉC: O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, foi lembrado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado com uma audiência pública. Parlamentares, representantes do governo federal, do Judiciário e das organizações que defendem essa parcela da população participaram dos debates. Apesar de reconhecer que o Brasil avançou na área, os participantes destacaram que é preciso garantir que todos os cidadãos com deficiência tenham acesso à habitação, saúde, educação e trabalho dignos. A deputada federal Rosinha da Adefal, presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa com Deficiência, que é cadeirante, afirmou que a data comemorativa é mais uma oportunidade para mobilizar a sociedade. 

(Rosinha da Adefal) Apesar de já termos dado provas de nossa capacidade ainda são poucos tem acesso a isso. Por isso, o dia 3 é um dia de comemoração, mas temos que continuar, temos que conseguir mais forças porque a luta ainda não esta no fim, ainda temos muitos caminhos pra que tudo isso que já conquistou não seja para poucos, porque ainda é para poucos. 

(REPÓRTER) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, presidente da CDH e autor da proposta conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, lembrou que o projeto aprovado no Senado em 2006 ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados. 

(Paulo Paim) Doze anos. É o estatuto mais demorado de todos. Todo mundo diz que é o mais importante, mas é o que não conseguimos votar. Aprovamos o Estatuto do Idoso, da Igualdade Racial, a política de salário mínimo, a política de cotas... e o Estatuto da Pessoa com Deficiência está em debate no Congresso há doze anos

(REPÓRTER) A expectativa dos parlamentares que integram a Frente de Defesa da Pessoa com Deficiência é que o estatuto entre na pauta de votações da Câmara apenas no próximo ano.
29/11/2012, 00h28 - ATUALIZADO EM 29/11/2012, 00h28
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00