Brasileiros podem ter mais tempo para se adaptar às regras do novo acordo — Rádio Senado

Brasileiros podem ter mais tempo para se adaptar às regras do novo acordo

LOC: OS BRASILEIROS PODEM TER MAIS TEMPO PARA SE ADAPTAR ÀS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.
 
LOC: SENADORES ESTIVERAM NA CASA CIVIL PARA APRESENTAR UMA PROPOSTA QUE PREVÊ A ENTRADA EM VIGOR DO ACORDO SOMENTE A PARTIR DE 2019. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.

(Repórter) Oficialmente, o novo acordo ortográfico passa a valer em primeiro de janeiro de 2013, mas um grupo de senadores ligados à Comissão de Educação quer que as novas regras entrem em vigor apenas em 2019. O Senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, apresentou a proposta à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Ele lembrou que outros países de língua portuguesa já mudaram o prazo para o acordo.
 
(Cyro Miranda) Só pra ter uma ideia, Portugal já prorrogou o dele pra 2015, 2016. Cabo Verde também, para 2018. Então nós temos que prorrogar também. Que acordo é esse onde envolve menos da metade? Os países mais populosos estão fora. (RODRIGO) O Senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, revelou que tratou do adiamento da entrada em vigor do acordo ortográfico com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo Gim, Mercadante concordou com um novo prazo para as novas regras.
 
(Gim Argello) No encontro que eu tive com o Mercadante, já acertamos que ele também está de acordo pra gente prorrogar que nem Portugal. 

(Repórter) Na próxima semana haverá uma reunião com representantes da Casa Civil, do Senado, do ministério de Relações Exteriores e do Ministério da Educação para que sejam definidos os próximos passos para o novo prazo de vigência do acordo.
27/11/2012, 06h08 - ATUALIZADO EM 27/11/2012, 06h08
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00