Comissão viaja para ouvir índios Guarani-Kaiowá em MS — Rádio Senado

Comissão viaja para ouvir índios Guarani-Kaiowá em MS

LOC: COMISSÃO DO SENADO VIAJA NA QUINTA-FEIRA PARA OUVIR INDIOS GUARANI-KAIOWÁ (KAIOÁ) EM MATO GROSSO DO SUL.  

LOC: OS ÍNDÍGENAS RECLAMAM A POSSE DA TERRA VENDIDA PELO ESTADO A FAZENDEIROS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa fecha nesta terça-feira a lista de senadores que viajam na quinta para Mato Grosso do Sul. Os parlamentares já confirmaram dois destinos para a visita: Dourados e Iguatemi, municípios que concentram os maiores acampamentos de índios guarani-kaiowá, uma população de cerca de 40 mil pessoas que hoje vivem espremidas entre pequenas reservas e acampamentos de beira de estrada. O objetivo principal da viagem é conhecer de perto a realidade desse povo indígena, como explica o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá: 

(João Capiberibe) Eu acho que é fundamental ouvir as partes, principalmente os índios, que são a parte menos ouvida nesse conflito, para tentar achar uma solução negociada. 

(Repórter) João Capiberibe estuda apoiar a apresentação de uma emenda orçamentária para iniciar a desapropriação das fazendas e a demarcação definitiva das terras para os guarani kaiowá: 

(João Capiberibe) Desapropriar a área que o estado titulou para pessoas de boa fé que a ocuparam eu acho que é uma boa alternativa para solucionar esse litígio, esse impasse. 

(Repórter) A emenda está sendo analisada pela bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso. A ideia é apresentá-la por meio da Comissão de Constituição e Justiça. Mas, para isso, senadores e deputados negociam com membros da Comissão Mista de Orçamento. O pedido para a viagem da comitiva de senadores a Mato Grosso do Sul partiu do senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá.
26/11/2012, 06h37 - ATUALIZADO EM 26/11/2012, 06h37
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00