Plenário aprovou criação de novos cargos comissionados para o governo federal — Rádio Senado

Plenário aprovou criação de novos cargos comissionados para o governo federal

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA SEMANA A CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS COMISSIONADOS PARA O GOVERNO FEDERAL. 

LOC: SERÃO 171 NOVOS CARGOS PARA O DNIT, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SUDECO, SUDAM E SUDENE. O BALANÇO DO PLENÁRIO COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Na terça feira o plenário do Senado aprovou a criação de novos cargos comissionados para o Poder Executivo. De acordo com o governo federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, precisa ser reforçado para ter condições de acompanhar as obras do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Já os três órgãos regionais, Sudeco, que cuida do Centro-Oeste; Sudam, que trata do desenvolvimento da Amazônia; e Sudene, a responsável pelo Nordeste, foram criados em 2007 e, na época, aproveitaram os servidores de duas antigas autarquias que foram extintas. Além de fortalecer essas estruturas, o governo propôs mais cargos para o Ministério da Integração Nacional, principalmente em razão dos desafios da Secretaria de Infraestrutura Hídrica. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, comemorou a aprovação da matéria que garante a criação dos 171 cargos comissionados: 

(Romero Jucá) Eu gostaria de registrar a importância da criação de cargos da Sudeco, da Sudene, da Sudam e também de superintendências do Dnit em estados que não têm, como o de Roraima e do Amapá. (Ana) : O projeto contou com os votos da oposição, e o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, explicou por quê: 

(Álvaro Dias) Nem sempre somos favoráveis à criação de cargos, especialmente comissionados, mas há aqueles que são necessários, são indispensáveis, e por isso votamos favoravelmente. 

(Ana) Desde quarta-feira a pauta de votações do plenário está trancada por uma medida provisória. A MP transforma a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade em Empresa de Planejamento e Logística. A matéria precisa ser votada até 13 de dezembro para não perder a validade.
23/11/2012, 00h01 - ATUALIZADO EM 23/11/2012, 00h01
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00