Plano Safra é debatido na Comissão de Agricultura — Rádio Senado

Plano Safra é debatido na Comissão de Agricultura

LOC: O PLANO SAFRA DA PESCA E AQUICULTURA FOI DEBATIDO NESTA SEXTA-FEIRA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.
 
LOC: O OBJETIVO DO PLANO É AUMENTAR A PRODUÇÃO PESQUEIRA NO PAÍS, COM ATENÇÃO ESPECIAL AOS MAIS POBRES. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(Repórter) O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, explicou aos senadores que o Plano Safra prevê investimentos de 4,1 bilhões de reais para que a indústria pesqueira seja modernizada, de forma a que o Brasil passe a ser mais competitivo no setor. Isso porque apesar de ter oito mil quilômetros de costa marítima e uma enorme reserva de água doce, o país ocupa o 23º lugar na produção mundial de pesca. O objetivo, como salientou o ministro, é estimular este setor da economia, com especial atenção aos pescadores mais pobres.
 
(Marcelo Crivella) São homens e mulheres que se devotaram à pesca a vida inteira e devido às mudanças climáticas, ao desenvolvimento, aos impactos do meio ambiente, eles hoje estão nos rios, eles estão nos açudes, eles estão nos reservatórios, mas estão pescando cada vez menos e com mais dificuldades para sobreviver.
 
(Repórter) O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, espera que, com esse plano, o Brasil deixe de ser importador de pescados, como é nos dias de hoje, e passe a vender para todo o mundo.

(Acir Gurgacz) Temos a certeza que essa relação de consumo por pescado da população brasileira ao longo dos anos irá se transformar e esse saldo da balança comercial brasileira com relação ao pescado, que hoje é negativo, com todos esses investimentos e essa é a expectativa de todos nós, que ela inverta, possa inverter.
 
(Repórter) A meta do Plano Safra da Pesca e Aquicultura é dobrar a produção dos pescados e chegar a dois milhões de toneladas do produto ao ano até 2014.
23/11/2012, 04h15 - ATUALIZADO EM 23/11/2012, 04h15
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00