Ministra da Suécia reforça proposta de cooperação militar com o Brasil — Rádio Senado

Ministra da Suécia reforça proposta de cooperação militar com o Brasil

LOC: A MINISTRA DA DEFESA DA SUÉCIA VISITOU O SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA, PARA REFORÇAR A PROPOSTA DE COOPERAÇÃO MILITAR COM O BRASIL NA CONSTRUÇÃO DE CAÇAS GRIPEN FX2.

  LOC: ELA SE REUNIU COM O SENADOR LUIZ HENRIQUE, DO PMDB DE SANTA CATARINA, QUE É PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO DE MODERNIZAÇÃO E REAPARELHAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Durante a reunião, a ministra Karin Enstrom lembrou que Brasil e Suécia já mantêm um acordo de cooperação assinado durante visita do então presidente Lula a Estocolmo. A Suécia oferece parceria estratégica para que o governo brasileiro adquira 36 caças FX2, de terceira geração. Segundo a ministra, a visita ao Senado Federal foi importante para reforçar a parceria entre os dois países. 

(Karin Enstrom – Tradução) Nós temos uma longa história de cooperação entre Brasil e Suécia e como nova ministra da Defesa essa é uma importante possibilidade para eu aprender mais e reafirmar que temos um entendimento comum sobre a área de defesa e ainda, é claro, mostrar nosso apoio à oferta do Sistema Grippen ao Brasil. 

(Repórter) O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, afirmou que o reaparelhamento das Forças Armadas é uma medida fundamental para o Brasil, e que a proposta sueca deve ser analisada com atenção pelo governo brasileiro. 

(Luiz Henrique) É, evidentemente, que a Suécia tem interesse em fazer esse projeto junto com o Brasil, seria uma metodologia de parceria, em que o caça seria construído por brasileiros e suecos, e o Brasil vai ter que ver se essa é a solução, essa é a análise que o Ministério da Defesa vai fazer com todo o cuidado, para que a opção melhor seja a melhor para o Brasil. 

(Repórter) Além da Suécia, França e Estados Unidos estão na concorrência na oferta de caças para o reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras.
21/11/2012, 07h32 - ATUALIZADO EM 21/11/2012, 07h32
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00