É hora do consumidor ser recompensado pelas altas contas de luz, diz Aneel — Rádio Senado

É hora do consumidor ser recompensado pelas altas contas de luz, diz Aneel

LOC: CHEGOU A HORA DE O BRASILEIRO SER RECOMPENSADO PELAS ALTAS CONTAS DE LUZ PAGAS ATÉ HOJE. A AFIRMAÇÃO FOI FEITA NESTA QUARTA-FEIRA PELO PRESIDENTE DA AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA, NELSON HUBNER. 

LOC: ELE FOI UM DOS CONVIDADOS PARA A ÚLTIMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DEPUTADOS E SENADORES QUE ANALISA A MEDIDA PROVISÓRIA 579. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC.: A MP assegura aos consumidores uma redução de cerca de vinte por cento no valor das contas de luz a partir do ano que vem e regulamenta a renovação de concessões de geração de energia elétrica. O diretor da Aneel, Nelson Hubner lembrou que em 2010 representantes da Agência responderam em uma CPI que investigava os motivos para conta de luz no Brasil ser tão alta e uma das conclusões na ocasião era de que a redução dessas tarifas seria possível quando fossem feitas as renovações dos processos de concessão. Isso porque, segundo ele, os preços definidos em 95, não permitiam revisão tarifária. 

(Hubner) - Agora é a hora de levarmos à sociedade brasileira, para toda a população que pagou para a amortização e depreciação desses ativos através de suas tarifas, todos os setores, industriais, comerciais, residenciais pagou ao longo dos anos para a depreciação desses ativos, ter o retorno disso, ter a recompensa nas suas tarifas. 

(REPÓRTER) O relator da matéria, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas afirmou que sabe do enorme desafio que tem pela frente mas acha que será possível chegar a uma decisão sobre a Emepê e as quatrocentas e trinta e uma emendas apresentadas à matéria. 

(Renan) - para que com isso possamos atingir o objetivo da competitividade da economia nacional, da elevação do poder de compra do consumidor final, daquele que tem que gastar no orçamento domiciliar uma parcela preponderante com o preço da energia que não se entende porque é que no Brasil a geração de energia é tão barata e se paga um preço tão caro. 

(REPÓRTER) Esta foi a última audiência Pública para ouvir representantes dos diversos setores sobre a Medida Provisória 579. De acordo com o calendário aprovado na comissão, o relator da matéria, senador Renan Calheiros deve apresentar o relatório ainda esse mês e colocá-lo em votação até o dia 25 de novembro.
14/11/2012, 01h14 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 01h14
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00