CMO começa análise do relatório que recomenda paralisação de 22 obras — Rádio Senado

CMO começa análise do relatório que recomenda paralisação de 22 obras

LOC: A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO COMEÇOU A ANALISAR O RELATÓRIO DO TCU QUE RECOMENDA A PARALISAÇÃO DE 22 OBRAS NO PAÍS.  

LOC: VALEC, DNIT E PETROBRÁS FORAM OS PRIMEIROS ÓRGÃOS A SEREM OUVIDOS SOBRE AS OBRAS COM IRREGULARIDADES. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) O Tribunal de Contas da União promoveu auditorias em duzentas obras públicas no ano de 2012. Vinte e duas tiveram a recomendação de paralisação. Os parlamentares que fazem parte do Comitê de Obras Irregulares da CMO ouviram representantes do TCU e dos órgãos responsáveis por algumas dessas obras com irregularidades. Um desses órgãos é o DNIT, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. Juliana Pontes, secretária de fiscalização do TCU, questionou a existência de sobre preço em três obras de construção de portos no estado do Amazonas: 

(Juliana Pontes) Três deles o Tribunal chegou na fiscalização na fase de edital, que não há contrato ainda. O problema, a recomendação de paralisação diz respeito a sobre preço. 

(Repórter) O sobre preço é o pagamento por uma obra com valor maior do que o praticado pelo mercado. Ao responder aos questionamentos do TCU, Roger Pêgas, diretor do DNIT, anunciou que as três obras com irregularidades terão seus editais revogados: 

(Roger Pêgas) O terminal portuário na Amazônia é o que é a rodoviária para a região Sul e Sudeste. É o acesso, é a condição de bem estar para a população desses municípios. No entanto, o DNIT vai revogar os três editais que estão em andamento: de Anori, de Anamã e de Alvarães. 

(Repórter) Os parlamentares também ouviram explicações de representantes da Valec, empresa pública responsável pela construção de ferrovias e da Petrobrás. A lista completa das obras com sugestão de paralisação pelo TCU pode ser acessada no site www.tcu.leg.br .
13/11/2012, 06h11 - ATUALIZADO EM 13/11/2012, 06h11
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00