Senado vai premiar jovens senadores e comemorar o Dia da Bandeira — Rádio Senado

Senado vai premiar jovens senadores e comemorar o Dia da Bandeira

LOC: O SENADO VAI COMEMORAR, EM 19 DE NOVEMBRO, O DIA DA BANDEIRA...
 
LOC: ... E NO MESMO DIA, ESTUDANTES DE TODO O BRASIL VÃO SABER COMO É SER UM PARLAMENTAR, DENTRO DO PROGRAMA JOVEM SENADOR. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI:

(Repórter) Vários setores do Senado estão mobilizados para receber os estudantes de escolas públicas que venceram nos 26 estados e no Distrito Federal o quinto concurso de redação promovido pela Casa. Os selecionados vão levar como prêmio um notebook e terão a oportunidade de saber como é ser um senador. A diretora da Secretaria de Relações Públicas, Andrea Valente, explica como serão as atividades do programa Jovem Senador.
 
(Andrea Valente) Segunda-feira, no dia 19, quando eles recebem a solenidade de premiação, a partir das 9h da manhã. Depois, eles se dirigem ao Plenário onde eles tomarão posse como jovens senadores. E ali mesmo eles já escolhem quem serão o presidente e secretários desse parlamento.
 
(Repórter) Os alunos vão discutir projetos de lei e propostas de emendas à Constituição, da mesma forma que os senadores fazem. As iniciativas aprovadas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. O presidente do colegiado, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que o trabalho dos alunos pode ser convertido em leis.
 
(Paulo Paim) Cada menino, cada menina que passa aí jamais vai esquecer. Inclusive ele acaba no exercício pleno da cidadania, fazendo a função dos senadores, apresentando projetos, e depois de debatidos entre eles vai para a Comissão de Direitos Humanos e pode se transformar em lei. 

(Repórter) Cinco projetos apresentados pelos alunos no ano passado, nas áreas de educação e meio ambiente, estão em análise nas comissões do Senado. Também no dia 19 de novembro, os estudantes terão a oportunidade de participar da cerimônia do Dia da Bandeira. O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, lembrou que a bandeira é um símbolo nacional que precisa ser respeitado pelos cidadãos e, principalmente, pelos homens públicos.
 
(Pedro Taques) Pátria significa terra que amamos, terra do pai. Nós temos que consolidar no cidadão o sentimento de defesa da nação brasileira. Agora, nós políticos temos que dar o exemplo de ética na política, honestidade na política, senão, de nada vale.
 
(Repórter) Entre as atividades do programa Jovem Senador, que se estendem até o dia 22 de novembro, está prevista uma visita dos estudantes ao ministro da Educação Aloizio Mercadante.
12/11/2012, 04h45 - ATUALIZADO EM 12/11/2012, 04h45
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00