Aprovado projeto que inclui familiares de pacientes de câncer no Bolsa Família — Rádio Senado

Aprovado projeto que inclui familiares de pacientes de câncer no Bolsa Família

LOC: O PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS POR PARTE DA FAMÍLIA E MUITAS VEZES OS GASTOS AUMENTAM. 

LOC: UM PROJETO APROVADO PELO SENADO INCLUI FAMILIARES DE PESSOAS COM A DOENÇA ENTRE OS BENEFICIADOS PELO BOLSA FAMÍLIA, COM DIREITO A UM SALÁRIO MÍNIMO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Para garantir que as famílias mais pobres tenham suporte financeiro para cuidar dos parentes diagnosticados com câncer, um projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais quer garantir que o Bolsa Família pague um salário mínimo nos casos em que um dos beneficiários for diagnosticado com a doença. O relator da proposta, senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, explicou que a intenção da medida é facilitar cuidados especiais que o paciente precisa receber durante o tratamento. 

(Casildo) E se de fato for constatado por junta médica que ele esta com sofrimento, etc, em vez de ganhar o bolsa família, ele vai passar a ganhar um salário mínimo para poder ter condições de melhor sobrevivência.

(REPÓRTER) No texto do projeto, o autor da proposta, senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, explicou que o benefício, que hoje corresponde a 622 reais, vai minimizar os efeitos da doença sobre o grupo familiar, uma vez que o paciente muitas vezes não tem condições de trabalhar. Pela lei que regulamenta o Bolsa Família, o benefício varia de 22 reais a pouco mais de 200, dependendo do numero de crianças e adolescentes que integram o grupo familiar. Com a aprovação da Comissão de Assuntos Sociais, o projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
12/11/2012, 00h32 - ATUALIZADO EM 12/11/2012, 00h32
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00