CDH marca reunião na Casa Civil para tratar da situação dos pensionistas do Portus — Rádio Senado

CDH marca reunião na Casa Civil para tratar da situação dos pensionistas do Portus

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO AGENDOU PARA A PRÓXIMA SEMANA UMA AUDIÊNCIA NA CASA CIVIL PARA TRATAR DA SITUAÇÃO DOS PENSIONISTAS DO PORTUS.

LOC: O FUNDO DE PENSÃO ATENDE OS TRABALHADORES DOS PORTOS ESTATAIS E TEM 11 MIL ASSOCIADOS, QUE ATÉ AGORA NÃO SABEM SE VÃO RECEBER O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O temor dos contribuintes do fundo de pensão Portus é que ele seja liquidado por falta do pagamento das contribuições por parte das empresas patrocinadoras. Quem explica é o representante das associações de participantes do Portus, Vilson Arsênio. 

(Vilson Arsênio)  Seria a coisa mais injusta que eu iria assistir nesses meus setenta e dois anos de vida, ser cometido a liquidação de um fundo de pensão que o seus trabalhadores estão rigorosamente em dia e que os patrocinadores que são empresas estatais e, portanto o governo federal não vem honrando com a parte dele. 

(REPÓRTER) Durante a audiência, ficou acertado entre os trabalhadores e os parlamentares que representantes do fundo de pensão serão recebidos na Casa Civil no próximo dia 14 para discutir um cronograma para repasses emergenciais do governo, com a finalidade de não interromper o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas. O senador Paulo Paim, do PT do rio Grande do Sul, presidente da comissão, reafirmou o apoio da CDH à causa dos portuários e dos contribuintes do fundo de pensão. 

(Paulo Paim) A causa de vocês é uma causa nacional e todo parlamentar coerente, que tem compromisso com a questão pública tem compromisso com uma causa como essa

(REPÓRTER) As empresas estatais que administram os portos brasileiros devem 4 bilhões de reais ao fundo de pensão dos trabalhadores.
08/11/2012, 00h36 - ATUALIZADO EM 08/11/2012, 00h36
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00