Brasil pode incluir o biogás na matriz energética se criar aterros sanitários — Rádio Senado

Brasil pode incluir o biogás na matriz energética se criar aterros sanitários

LOC: O BRASIL PODE INCLUIR O BIOGÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA DESDE QUE ADOTE MEDIDAS COMO A SUBSTITUIÇÃO DOS LIXÕES POR ATERROS SANITÁRIOS ADEQUADOS. 

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA POR ESPECIALISTAS QUE PARTICIPARAM NESTA QUARTA-FEIRA DE UM DEBATE NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA. 

TÉC: O que é biogás? Quem explica é Thaís Oliveira, do Ministério do Meio Ambiente. 

(THAÍS) É um gás produzido no tratamento dos resíduos orgânicos. E o tratamento feito por bactérias. Na hora que ela degrada a matéria orgânica, gera um gás, e esse gás tem basicamente 60 por cento de metano. Esse metano tem maior potencial de geração de energia. E eu enumerei alguns tipos de resíduos que geram esse biogás: resíduos industrias orgânicos, resíduos sólidos urbanos orgânicos, restos de comida, por exemplo, e os efluentes de esgoto, o esgoto doméstico. 

(REPÓRTER) Thaís Oliveira participou da audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, a CCT, sobre a política nacional de biogás. O representante do Ministério de Minas e Energia, Roberto Meira Júnior, disse que o biogás pode ser viável economicamente. Uma das medidas seria a substituição dos chamados “lixões” por aterros sanitários que deem um tratamento adequado aos resíduos. 

(MEIRA) O pano de fundo desse ciclo certamente é o custo e a necessidade de conteúdo local. Nós precisamos trabalhar com as tecnologias nacionais, alavancar e incentivar o desenvolvimento de tecnologia no Brasil, buscando sempre a redução da escala de custo. 

(REPÓRTER) Para o senador Tomás Correia, do PMDB de Rondônia, que presidiu o debate na CCT, o biogás tem várias vantagens. 

(CORREIA) A partir do aproveitamento energético do biogás, municípios, empresas e pequenas comunidades poderão contar com a nova fonte de energia e também auferir lucros, sem contar os benefícios gerados pelo correto manuseio dos resíduos e redução dos seus impactos no meio ambiente. 

(REPÓRTER) O biogás poderia, por exemplo, ser usado como combustível para ônibus urbanos. Cidades em países como Alemanha e Suécia têm frotas de ônibus movidos a biogás. Os veículos têm autonomia de 400 quilômetros e podem ser reabastecidos em quatro minutos. Segundo os especialistas, esse tipo de combustível é bem menos poluente do que o óleo diesel.
31/10/2012, 00h38 - ATUALIZADO EM 31/10/2012, 00h38
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00