Governo vai investir quatro bilhões de reais no setor pesqueiro — Rádio Senado

Governo vai investir quatro bilhões de reais no setor pesqueiro

LOC: O GOVERNO VAI INVESTIR QUATRO BILHÕES DE REAIS NO SETOR PESQUEIRO COM O OBJETIVO DE DOBRAR A PRODUÇÃO ATÉ 2014.

LOC: A SENADORA ÂNGELA PORTELA COMEMOROU O ANÚNCIO DO PLANO-SAFRA DA PESCA, E DISSE QUE O INVESTIMENTO VAI PERMITIR A INCLUSÃO DE MILHARES DE PESCADORES QUE ESTÃO ABAIXO DA LINHA DA POBREZA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: A meta do governo federal é dobrar a produção nacional para dois milhões de toneladas de pescado ao ano até 2014. Para isso, vai desonerar a cadeia produtiva e investir quatro bilhões e 100 milhões de reais em financiamentos para a produção pesqueira. No lançamento do plano, a presidente Dilma Rousseff disse que, apesar de ter mais de 8 mil quilômetros de costa marítima e 13% da reserva mundial de água doce, o Brasil ocupa a 23ª posição no ranking da pesca e a 17ª na aquicultura. A senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, lembrou que explorando esse enorme potencial de produção, o Brasil vai garantir a inclusão social e econômica de mais de 380 mil pescadores que, hoje, vivem em situação de miséria e dependem de programas sociais do governo.

(Ângela Portela) O plano lançado com a presença de pescadores e pescadoras do Brasil inteiro contém ações estratégicas de facilitação ao acesso ao crédito, com a diminuição das taxas de juros; melhorias na produtividade; geração de emprego; distribuição de renda; produção científica; ações de educação e saúde; pesquisa, extensão e qualificação profissional. É um plano de um governo que olha o Brasil como ele realmente é.

(Repórter) O crédito será facilitado, com taxas de juros que variam de 0,5 a 4% anuais, com carência de dois anos. O plano deve também estimular a formação de cooperativas e associações de pescadores e marisqueiros, com crédito de 30 milhões de reais para compra de equipamentos. O governo pretende, ainda, ajudar os produtores a reduzir o desperdício, o que deve aumentar a renda dos profissionais em até 40%. E o Programa de Aquisição de Alimentos vai quadruplicar a quantidade de peixe que se compra anualmente para até 20 mil toneladas, que serão usadas na merenda escolar e na alimentação em presídios, hospitais e nas Forças Armadas. O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, disse que o consumidor também será beneficiado; com o aumento da produção, o preço final deve cair.
26/10/2012, 00h48 - ATUALIZADO EM 26/10/2012, 00h48
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00