CDH vai investigar denúncias de adoções ilegais na Bahia — Rádio Senado

CDH vai investigar denúncias de adoções ilegais na Bahia

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VAI INVESTIGAR DENÚNCIAS DE ADOÇÕES ILEGAIS NA BAHIA. 

LOC: OS SENADORES VÃO OUVIR O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS RESPONSÁVEIS PELAS ADOÇÕES, E TENTAR AINDA DESCOBRIR SE HÁ CASOS SEMELHANTES EM OUTRAS PARTES DO PAÍS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O programa Fantástico, da TV Globo, denunciou no dia 14 de outubro um suposto esquema de adoção ilegal na cidade de Monte Santo, na Bahia. Uma família pobre teve seus cinco filhos retirados de casa e entregues para adoção para famílias de São Paulo, em processos-relâmpago feitos sem a presença dos pais biológicos, do Conselho Tutelar e do Ministério Público, o que é ilegal. Há suspeitas de que o juiz Vitor Manoel Xavier Bizerra, que autorizou as adoções, esteja envolvido com uma operação maior, para tirar crianças de famílias desfavorecidas de cidades do interior e enviar para adotantes nas capitais. A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um pedido para uma audiência pública para tratar desse caso específico e de outros que venham a ser descobertos. Foi o que explicou seu presidente, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. 

(Paulo Paim) O Brasil todo ficou chocado, os filhos foram retirados praticamente à força dos pais e isso é algo que a gente não pode admitir em nenhuma hipótese. E fatos como esses podem estar acontecendo em todo o país. Nós que estamos na linha dos direitos humanos vamos convocar os envolvidos, convidar o Ministério público, enfim, todas as partes que conhecem o problema, querem ajudar a resolver, e os culpados deverão responder pelo que estão fazendo. (Repórter) Senadores da CPI do Tráfico de Pessoas também manifestaram a intenção de convocar o juiz Vitor Manoel Xavier Bizerra para dar explicações. 

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU OUTROS QUATRO REQUERIMENTOS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA – TODOS DE AUTORIA DE PAULO PAIM. 

LOC: OS DEBATES SERÃO SOBRE O EXERCÍCIO SOCIAL DA MEDICINA POR PROFISSIONAIS QUE TIVERAM SUA FORMAÇÃO CUSTEADA COM VERBAS PÚBLICAS; A ROTATIVIDADE DOS EMPREGOS NO PAÍS; O ASSÉDIO MORAL, A DEMISSÃO VOLUNTÁRIA E A TERCEIRIZAÇÃO; ALÉM DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELOS PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE.
19/10/2012, 01h54 - ATUALIZADO EM 19/10/2012, 01h54
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00