Senado promove seminário para debater os desafios do federalismo brasileiro — Rádio Senado

Senado promove seminário para debater os desafios do federalismo brasileiro

LOC: DESAFIOS DO FEDERALISMO BRASILEIRO. ESSE FOI O TEMA DO SEMINÁRIO QUE COMEÇOU NESTA QUINTA-FEIRA, PROMOVIDO PELO SENADO FEDERAL.  

LOC: DURANTE DOIS DIAS, SENADORES, ACADÊMICOS, JORNALISTAS E CONSULTORES VÃO DISCUTIR OS RUMOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: Na abertura do seminário Desafios do Federalismo Brasileiro, o consultor do Senado Paulo Mohn lembrou que o modelo que rege as relações entre União, Estados e Municípios estará sempre em construção e que o Senado Federal está atento à questão. 

(Paulo) Especialmente desde o ano passado são inúmeras as propostas apreciadas pela Casa que tratam de questões federativas. É inevitável lembrar o acalorado debate sobre a distribuição dos royalties do petróleo e mais recentemente a votação da resolução 13 de 2012, cujo objetivo era acabar com a guerra dos portos. 

(REPÓRTER) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, afirmou que a imperfeição do sistema federativo, com concentração de poderes no Governo Central, provoca uma enorme pressão dos municípios sobre o Congresso Nacional. Disse, ainda, que a mudança desse modelo é o maior desafio do Parlamento. 

(Álvaro Dias) O presidente Sarney construiu uma comissão para apresentar proposta exatamente com o objetivo de redefinirmos o sistema federativo imperfeito que hoje provoca especialmente uma enorme pressão dos municípios sobre o Congresso Nacional. É um desafio abissal em função das circunstâncias. Nós temos um presidencialismo forte e as reformas de profundidade só ocorrem quando há interesse e decisão da presidência da república. 

(REPÓRTER) O Seminário Desafios do Federalismo Brasileiro, que vai até amanhã, é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo sitewww.interlegis.leg.br.
18/10/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 18/10/2012, 01h32
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00