Solenidade comemora os 40 anos do Prodasen — Rádio Senado

Solenidade comemora os 40 anos do Prodasen

LOC: TODA INFORMAÇÃO GERADA PELO SENADO E DISPONÍVEL NA INTERNET PARA TODOS OS CIDADÃOS, SÓ É POSSÍVEL SER ACESSADA POR CAUSA DO PRODASEN.

LOC: FUNDADO EM 1972, A INSTITUIÇÃO COMEMORA 40 ANOS NESTE MÊS DE OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.

TÉC: O PRODASEN foi idealizado em 1972, quando o então presidente do Senado, Petrônio Portela, instituiu um grupo de senadores para a modernização dos trabalhos da Casa. O atual presidente do Senado, José Sarney, fazia parte daquele grupo que criou o Centro de Processamento de Dados e deu origem ao órgão atual. O diretor do Prodasen, Afrânio Moreira, destacou que, naquele momento, nasceu um novo conceito no meio legislativo:

(Afrânio Moreira) Junto com o Prodasen, nascia o termo informática legislativa. Ao longo desses 40 anos podemos afirmar que a evolução do processo legislativo no Brasil teve nesse centro de excelência um de seus principais fomentadores.

(Repórter) O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, primeiro vice-presidente do Senado, apontou a importância do Prodasen em um mundo cada vez mais tecnológico:

(Aníbal Diniz): Na era da informação em que vivemos, seria inimaginável o pleno funcionamento dos órgãos federados sem a existência do PRODASEN

(Repórter) Já o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que a instituição colabora com a transparência dos atos do legislativo:

(Rodrigo Rollemberg): Os serviços oferecidos pelo Prodasen são múltiplos, são essenciais, não apenas ao exercício do mandato parlamentar, mas também a transparência que a população cobra

(Repórter) Participaram da solenidade em comemoração aos 40 anos do PRODASEN, a diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, e a secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra.
17/10/2012, 01h57 - ATUALIZADO EM 17/10/2012, 01h57
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00