Limite do crédito consignado pode chegar a 40% do salário — Rádio Senado

Limite do crédito consignado pode chegar a 40% do salário

LOC: O LIMITE PARA SE PEGAR O CHAMADO “CRÉDITO CONSIGNADO” PODE CHEGAR A QUARENTA POR CENTO DO SALÁRIO DE CADA CIDADÃO. 

LOC: O PERCENTUAL ESTÁ NO RELATÓRIO DA MEDIDA PROVISÓRIA 574, APRESENTADO NESTA QUARTA-FEIRA NO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.  

(Repórter) A MP 574 trata da redução de impostos para produtos como macarrão e lasanha e também facilita o pagamento das dívidas de estados e municípios com o PASEP, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ao apresentar o seu relatório, o deputado Sandro Mabel, do PMDB de Goiás, acrescentou na emepê uma emenda que aumenta o limite de gasto do salário do cidadão de 30 para 40 por cento, com os chamados empréstimos consignados. Para ele, a proposta facilitaria o acesso ao crédito. 

(Sandro Mabel) Entende-se que hoje as pessoas que se endividam, endividam com um custo muito mais alto. E como o Crédito Consignado o preço está mais baixo, o custo do juro é mais baixo, seria uma oportunidade de se poder ter um dinheiro em um valor maior nesses consignados. 

(Repórter) Após a apresentação do relatório, o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, pediu mais prazo para analisar as mudanças sugeridas por Mabel: 

(Aníbal Diniz) Eu tenho dúvida quanto essa ampliação do limite de endividamento dos servidores nos consignados de 30 para 40 por cento. Eu gostaria de pedir vista para que a gente pudesse aprofundar essa reflexão. 

(Repórter) A votação do relatório pode acontecer na próxima reunião da comissão, marcada para 16 de outubro, terça-feira, às 11 da manhã.
10/10/2012, 06h22 - ATUALIZADO EM 10/10/2012, 06h22
Duração de áudio: 01:13
Ao vivo
00:0000:00