Parlamentares decidem na próxima semana se prorrogam trabalhos da CPI — Rádio Senado

Parlamentares decidem na próxima semana se prorrogam trabalhos da CPI

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA DECIDEM NA PRÓXIMA SEMANA A PRORROGAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES DO ESQUEMA DO CONTRAVENTOR. 

LOC: UM GRUPO DE SENADORES JÁ COMEÇOU A COLETAR AS ASSINATURAS NECESSÁRIAS PARA A CONTINUIDADE DOS TRABALHOS. 

(Repórter) Oficialmente, a CPI Mista do Cachoeira deverá concluir os seus trabalhos no dia 4 de novembro. Mas dois senadores já iniciaram a coleta de assinaturas para que as investigações sejam prorrogadas. Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, citou a suspensão das atividades da CPI por quase dois meses e reiterou que o Congresso Nacional ficará com a imagem comprometida se a Comissão concluir as investigações em novembro. 

(Pedro Taques) Tem que ser prorrogada porque senão nós vamos passar um recibo para a sociedade brasileira que aqui nós não queremos investigar. R$ 4 bilhões saídos do Tesouro Nacional foram para a Delta, da Delta foram para 12 empresas fantasmas e agora alguns não querem afastar o sigilo bancário dessas empresas fantasmas para frente. Para saber onde foi parar o dinheiro. (Repórter) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, lembrou que a CPI ainda tem que votar as quebras de sigilos de empresas de fachada usadas pelo contraventor Carlinhos Cachoeira no esquema de corrupção. 

(Randolfe Rodrigues) Que agora que está chegando o forte dos sigilos, uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem na pauta uma reunião administrativa com 500 requerimentos para apreciar, 200 deles relativos ao sigilo da empresa Adécio Rafael, ser sepultada na hora em que ela tem que avançar nas investigações. 

(Repórter) O relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, sinalizou que, se depender dele, a Comissão encerra as atividades na data prevista. Ele disse que está pronto para apresentar o parecer final à Comissão no final deste mês. 

(Odair Cunha) Com as informações que nós temos hoje em poder da CPMI já podemos produzir um relatório consistente. É claro que outras observações podem ser feitas na medida em que nós tivermos mais tempo para trabalhar. 

(Repórter) O presidente da CPI, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, afirmou que a decisão sobre a prorrogação será do colegiado. 

(Vital do Rêgo) A decisão que a CPI tomar eu cumpro. Imagino que com a quantidade de material que nós temos podemos ter um prazo maior para avançar nas investigações. 

(Repórter) Na terça-feira, os líderes partidários vão discutir a necessidade de prorrogação da CPI. Na quarta-feira, os integrantes vão participar da reunião administrativa destinada à votação de mais de 500 requerimentos.
09/10/2012, 07h38 - ATUALIZADO EM 09/10/2012, 07h38
Duração de áudio: 02:20
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00