Ricardo Ferraço defende convocação de autoridades para explicar apagões — Rádio Senado

Ricardo Ferraço defende convocação de autoridades para explicar apagões

LOC: O SENADOR RICARDO FERRAÇO DEFENDE A CONVOCAÇÃO DE AUTORIDADES DA ÁREA DE ENERGIA DEPOIS DOS APAGÕES QUE ATINGIRAM VÁRIAS PARTES DO PAÍS NESTA SEMANA. 

LOC: JÁ O SENADOR JORGE VIANA ALERTA QUE OS DOIS BLECAUTES NÃO PODEM TIRAR O FOCO DA DISCUSSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA DO SETOR ELÉTRICO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A falta de energia elétrica que atingiu o Distrito Federal atrapalhou a rotina do produtor da Rádio Senado Rodrigo Resende: 

(RODRIGO) Por volta de uma hora eu estava indo para o trabalho. Uso sempre a estação Arniqueiras, do metrô. A estação estava cheia, como usualmente é nesse horário. Acabou a luz. E uns 20 minutos depois é que veio a primeira informação, que os trens estavam todos paralisados. Não havia ônibus disponível em número maior para que as pessoas pudessem ir para o serviço. No meu caso, por exemplo, acabou ocasionando um atraso na entrada do horário de serviço. 

(REPÓRTER) O apagão da tarde dessa quinta-feira deixou 70 por cento do Distrito Federal sem energia. Os transtornos na região de Brasília ocorreram um dia depois que uma pane deixou às escuras vários estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Os dois blecautes acenderam a luz amarela na confiabilidade do sistema elétrico, na opinião do senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo e integrante da Comissão de Infraestrutura. Ele defende a convocação de autoridades do setor, no momento em que o Congresso discute mudanças na área de energia. 

(FERRAÇO) Nós estamos analisando uma medida provisória que mexe estruturalmente no marco regulatório do setor elétrico brasileiro. Portanto, a partir dos próximos dias eu acho que precisamos convocar autoridades do Poder Executivo para que nós possamos conhecer o exato teor dessas fragilidades do setor elétrico brasileiro. 

(REPÓRTER) Outro senador da Comissão de Infraestrutura, Jorge Viana, do PT do Acre, alerta que o debate sobre a medida provisória do setor elétrico não pode perder o foco por causa dos apagões. 

(VIANA) Não podemos misturar as coisas. Uma coisa são acidentes que acontecem; outra coisa é discutirmos o setor elétrico, a estratégia. O Brasil precisa ter uma margem de fornecimento de energia ampliada. A presidente Dilma está propondo agora a redução da tarifa de energia. Isso vai estimular o consumo. E o papel do Congresso é fiscalizar, saber como é que estão os investimentos, qual a previsão de investimentos que tem. 

(REPÓRTER) Com a MP do setor elétrico, o governo espera uma redução média de 20 por cento no que os brasileiros desembolsam todo mês com a conta de luz. A medida provisória prevê a renovação dos contratos de energia desde que as concessionárias baixem o valor das tarifas.
05/10/2012, 01h19 - ATUALIZADO EM 05/10/2012, 01h19
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00