Série Globo da Morte concorre ao Prêmio CNT de Jornalismo — Rádio Senado

Série Globo da Morte concorre ao Prêmio CNT de Jornalismo

LOC: UM RETRATO DO CLIMA DE GUERRA ENTRE MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS RENDEU À RADIO SENADO A INDICAÇÃO AO PRÊMIO CNT DE JORNALISMO NA CATEGORIA RÁDIO JORNALISMO.  

LOC: A SÉRIE DE REPORTAGENS “GLOBO DA MORTE - OS PERIGOS DO TRÂNSITO PARA OS MOTOCICLISTAS” DISPUTA COM OUTROS QUATRO TRABALHOS. A RÁDIO SENADO É A ÚNICA EMISSORA PÚBLICA QUE CONCORRE AO PRÊMIO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A Rádio Senado é a única emissora pública a chegar à final do Prêmio CNT de Jornalismo, considerado um dos mais importantes do país. As outras quatro indicadas são emissoras privadas de São Paulo, parte delas especializada em trânsito. A série “Globo da Morte - Os perigos do trânsito para os motociclistas” foi ao ar dentro do programa Conexão Senado, da Rádio Senado, entre os dias 13 e 17 de agosto. A reportagem abordou os índices de acidentes e mortes, a situação dos motofretistas e mototaxistas, o uso de álcool e drogas e a formação dos condutores. Trouxe, ainda, a opinião de especialistas nas áreas de saúde, segurança e políticas públicas. Jornalista da Rádio Senado desde 2005 e responsável pela série, Roberto Fragoso acredita que a informação é uma ferramenta importante para sensibilizar a sociedade brasileira para esse verdadeiro drama. 

(Roberto Fragoso) “O grande problema no trânsito hoje é uma tensão palpável que existe entre quem usa diferentes tipos de transporte. O motorista de caminhão não respeita o motorista do carro que não respeita o motociclista que não respeita o ciclistas que não respeita o pedestre. Ta faltando muita empatia, que é se colocar no lugar do outro. E como a gente combate a falta de empatia? É com informação e esse é o objetivo dessa série de reportagens”. 

(Repórter) O drama dos motociclistas foi tema de discussão na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Para a senadora Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul, é preciso mais cidadania para solucionar as desigualdades no trânsito. 

(Ana Amélia) “Eu penso que basicamente é a consciência dos brasileiros, motociclistas ou motoristas. O trânsito não pode ser uma guerra selvagem de disputa de espaço. É preciso maior civilidade, maior educação e maior respeito”. 

(Repórter) Para o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso e presidente da Comissão de Assuntos Sociais, a indicação da Rádio Senado ao Prêmio é mais um indicador de que o país precisa dar mais atenção ao assunto. 

(Jayme Campos) “Nós precisamos ter uma política educacional sobretudo treinamento melhor, sobretudo pra evitarmos esse numero de acidentes. Porque, por incrível que pareça, quase 44 por cento dos leitos hospitalares de nosso pais são ocupados por (vítimas de ) acidentes de motos” 

(Repórter) A série “Globo da Morte - Os perigos do trânsito para os motociclistas" teve reportagem de Roberto Fragoso, produção de Rodrigo Resende, edição de Jefferson Dalmoro, áudio de André Menezes e Josevaldo Souza e participação especial de Raquel Teixeira, Tiago Medeiros, Alexandre Campos e Olivio Calábria. O prêmio da Confederação Nacional de Transportes tem como objetivo estimular a produção de material jornalístico a respeito do setor transportador e de sua importância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O resultado final deve sair na primeira quinzena de novembro.
04/10/2012, 03h27 - ATUALIZADO EM 04/10/2012, 03h27
Duração de áudio: 02:52
Ao vivo
00:0000:00