Orientação vocacional pode se tornar obrigatória no ensino médio — Rádio Senado

Orientação vocacional pode se tornar obrigatória no ensino médio

LOC: A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PODE SE TORNAR OBRIGATÓRIA NO ENSINO MÉDIO.

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO QUE JÁ ÉSTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA.

TÉC: Já está pronta para votação a proposta do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, que torna a Orientação Vocacional uma disciplina obrigatória para todos os estudantes do Ensino Médio do país. O objetivo, segundo ele, é preparar melhor os estudantes para uma escolha mais consciente do curso superior, reduzir pela metade os casos de desistência e melhorar a preparação voltada ao mercado de trabalho. O projeto também determina que os estudantes que já têm o período integral de aulas, ou seja, pela manhã e à tarde, parte desta jornada seja voltada à formação profissional detectada a partir dos testes vocacionais. Relator da matéria na Comissão de Educação, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, defendeu a aprovação por acreditar que muitos jovens sofram de indecisão sobre que rumo seguir. Ele destacou que uma orientação vocacional bem-feita poderá, sim, ajudá-los.

(ALVARO DIAS): Nós temos assistido esta dificuldade, não é? E o Ensino Médio que antecede a Universidade, ele pode sim já orientar vocacionalmente os jovens.

(REP): Álvaro Dias incluiu uma emenda ao projeto que estende a Orientação Vocacional já a partir do 9º. ano do Ensino Fundamental. Caso aprovada, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Sérgio Vieira.
28/09/2012, 12h10 - ATUALIZADO EM 28/09/2012, 12h10
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00