Comissão aprova liberação de verbas para cidades atingidas por calamidades — Rádio Senado

Comissão aprova liberação de verbas para cidades atingidas por calamidades

LOC: SENADORES E DEPUTADOS APROVARAM NESTA TERÇA-FEIRA, NA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTOS, DUAS MEDIDAS PROVISÓRIAS QUE LIBERAM DINHEIRO PÚBLICO.  

LOC: OS RECURSOS SÃO PARA O SOCORRO A CIDADES ATINGIDAS POR CALAMIDADES E PARA O PROGRAMA CONHECIDO COMO PAC EQUIPAMENTOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A Medida Provisória 572 libera 381 milhões e duzentos mil reais do orçamento da União para o auxílio a comunidades vítimas de desastres ou calamidades, principalmente na região Nordeste. O dinheiro poderá ser usado para comprar veículos destinados ao transporte de água, em bombas de água, geradores e outros materiais para minimizar os efeitos da seca. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, destacou a importância da medida para as vítimas da estiagem. 

(Sérgio Souza) Ela traz o aporte de recursos para amenizar o sofrimento daqueles municípios que declararam estado de calamidade. Estado de emergência, levado aí por condições climáticas desfavoráveis, a produção, principalmente agrícola e não havendo produtividade agrícola nesses pequenos municípios do nordeste e em outras regiões do país também necessariamente traz prejuízos também às cidades. 

(Repórter) A Comissão Mista de Orçamento aprovou, ainda, a MP 573, que autoriza o governo federal a usar seis bilhões e oitocentos milhões de reais para que nove ministérios possam fazer compras de equipamentos. A ideia com esse programa, o chamado PAC Equipamentos, é estimular a economia. As duas MPS seguem, agora, para exame dos deputados e, se aprovadas naquela casa, vão ser votadas no Senado Federal.
25/09/2012, 04h59 - ATUALIZADO EM 25/09/2012, 04h59
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00