Senado aprova escritório domiciliar para profissional liberal — Rádio Senado

Senado aprova escritório domiciliar para profissional liberal

LOC: O SENADO APROVOU PROJETO QUE GARANTE AOS PROFISSIONAIS LIBERAIS O DIREITO DE TRABALHAR EM CASA. 

LOC: DE ACORDO COM O AUTOR, CÍCERO LUCENA, HÁ CASOS DE CIDADES QUE RESTRINGEM O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NO DOMICÍLIO, O QUE PREJUDICA MUITOS TRABALHADORES. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O chamado home office, o trabalho em casa, é prática comum em países desenvolvidos e, com o avanço da internet, vem ganhando adeptos no Brasil. Além do escritório e do espaço para receber clientes, os profissionais devem organizar toda sua vida para adequar a rotina do lar com o trabalho. Como vantagens, tem o ganho do tempo que seria gasto com deslocamento entre a casa e o trabalho e a economia. Para garantir essa modalidade de trabalho, o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, apresentou um projeto para inserir o home office na legislação. O senador alerta que em muitas cidades há restrições à prática de receber clientes em casa. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, confirmou a necessidade de garantir a atividade desses trabalhadores, que muitas vezes não têm condições de comprar ou alugar um imóvel comercial. 

(Ana Amélia) Impedir que o profissional liberal possa atender seus clientes em sua residência, quando disso não decorre nenhum risco à saúde, à segurança da sociedade, é um abuso que não se pode tolerar. Não raro especialmente quando em início de carreira a compra ou locação de um imóvel comercial pode representar custo elevado com o qual este profissional não tem condições de arcar. Se não puder atender a sua clientela em sua própria residência, ficará completamente impedido de exercer sua profissão e garantir sua subsistência. 

(Repórter) O trabalho em casa só não será permitido em caso de comprovado risco à saúde e à segurança pública. A proposta foi aprovada de forma terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e vai ser analisada pela Câmara dos Deputados.
20/09/2012, 01h43 - ATUALIZADO EM 20/09/2012, 01h43
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00