CDH discutirá condições da unidade de internação de menores infratores no DF — Rádio Senado

CDH discutirá condições da unidade de internação de menores infratores no DF

LOC: A SITUAÇÃO DE CALAMIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DO GOVERNO VOLTADA PARA MENORES INFRATORES VAI SER DISCUTIDA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. 

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE PEDIU O DEBATE APÓS O ASSASSINATO DE 3 INTERNOS EM UNIDADE DO DISTRITO FEDERAL. CONFIRA AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Está marcada para 15 de outubro uma audiência da Comissão de Direitos Humanos para tratar das mortes de adolescentes na Unidade de Internação do Plano Piloto, o antigo CAJE, instituição do Governo do DF voltada para menores infratores. Nas últimas três semanas, três adolescentes foram mortos dentro das celas da unidade. Segundo um relatório do Conselho Federal de Psicologia, as mortes teriam uma relação direta com as más condições do local, marcado pela superlotação, ausência básica de higiene e até a presença de ratos. O documento também denuncia a suspensão das aulas e de outras atividades sócio-educativas, e serviu de base para o pedido do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, para que a Comissão cobre providências das autoridades. O CNJ, Conselho Nacional de Justiça, pediu o fechamento do antigo CAJE em 2010, mas a medida foi adiada pelo Governo, que agora anuncia que a instituição será desativada em dezembro. Cristovam lembra que estes menores, apesar de terem cometido erros, precisam que o Estado busque uma alternativa para que sejam reinseridos na sociedade. 

(CRISTOVAM BUARQUE): Para que juntos discutamos o que é que se pode fazer para que estas crianças que estão ali, que cometeram equívocos graves, cometeram crimes, mas que são gente. E além de gente, de idade menor. Nós não podemos deixar que continue acontecendo o que está acontecendo no CAJE. 

(REP): Cristovam Buarque entende também que os administradores da Unidade de Internação e demais autoridades relacionadas à questão devem ser também responsabilizados pelas mortes dos adolescentes dentro da instituição.
18/09/2012, 01h13 - ATUALIZADO EM 18/09/2012, 01h13
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00