Artistas do DF querem impedir que recursos da cultura sejam desviados — Rádio Senado

Artistas do DF querem impedir que recursos da cultura sejam desviados

LOC: GARANTIR A PROTEÇÃO DA ÚNICA FONTE DE RECURSOS PARA A CULTURA DE BRASÍLIA.  

LOC: ESSA FOI A MISSÃO DE UM GRUPO DE ARTISTAS DO DISTRITO FEDERAL QUE SE REUNIU COM SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: Representantes da classe artística de Brasília procuraram a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal para garantir que os recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal não sejam utilizados para outras finalidades. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, teme que, ao invés de financiar os artistas locais, como previsto, o dinheiro ajude a cobrir os gastos da construção do estádio de futebol. 

(Cristovam Buarque) Tem muito mais prioridades da cultura brasiliense que um estádio de futebol. Que mesmo que se fale que será multiuso nos sabemos que será pouco usado depois de 2-3 jogos da copa. 

(REPÓRTER) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que qualquer aplicação indevida dos recursos vai penalizar os agentes culturais. 

(Rodrigo Rollemberg) Os recursos do FAC não são grandes recursos e tem historicamente e legalmente servem para financiar atividades artísticas e culturais do DF. Retirar esse recurso é ainda reduzir um recurso que já e pequeno.

(REPÓRTER) O Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal é a única fonte de recursos para o incentivo à atividade artística em Brasília e nas cidades satélites. Os recursos correspondem a 0,3 por cento da receita corrente líquida do governo do Distrito Federal. A lei que criou o fundo prevê regras para garantir a preservação e o desenvolvimento de manifestações artísticas locais, mas os artistas reclamam que o governo do Distrito Federal quer usar os recursos para cobrir gastos de outras secretarias.
18/09/2012, 02h04 - ATUALIZADO EM 18/09/2012, 02h04
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00