Comissão vai definir relatoria do projeto que criminaliza a homofobia — Rádio Senado

Comissão vai definir relatoria do projeto que criminaliza a homofobia

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI CONSULTAR OS COLEGAS PARA DEFINIR COM QUEM FICARÁ A RELATORIA DO PROJETO QUE CRIMINALIZA A HOMOFOBIA.
 
LOC: MAS A TENDÊNCIA, SEGUNDO PAULO PAIM, É QUE O PT CONTINUE COM A TAREFA DA AGORA MINISTRA DA CULTURA, MARTA SUPLICY. REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) O projeto de lei número 122, que torna crime o preconceito contra homossexuais, está em análise no Congresso desde 2006. Ele já passou pela Câmara, mas encontra muitas resistências no Senado, principalmente por parte da bancada evangélica. A principal articuladora da proposta, Marta Suplicy, do PT de São Paulo, assumiu o Ministério da Cultura na semana passada, e o Movimento LGBT, que luta pelos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, chegou a manifestar preocupação quanto ao futuro do projeto, que está na Comissão de Direitos Humanos. E, numa carta, sugeriu à própria ministra Marta Suplicy que indique a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, como nova relatora do projeto. O presidente do colegiado, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, afirmou nesta segunda-feira que a relatoria deve continuar nas mãos de um parlamentar indicado pelo Partido dos Trabalhadores.

(Paulo Paim) Eu vou reunir os senadores da CDH, como é uma matéria polêmica, nós vamos discutir em conjunto quem será o relator, e vou conversar também com o líder do meu partido. Walter Pinheiro é o líder do partido. É bem provável que continue no campo do PT. A relatoria estava na mão de uma senadora do PT.
 
(Repórter) Além do próprio Paim, a Comissão de Direitos Humanos conta com dois senadores do PT como titulares, Ana Rita e Wellington Dias, e outros quatro suplentes, Angela Portela, Eduardo Suplicy, Humberto Costa e Anibal Diniz. Mas nada impede que o partido ou o presidente indique uma senadora de outra legenda para desempenhar a tarefa.
17/09/2012, 05h28 - ATUALIZADO EM 17/09/2012, 05h28
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00