CAE pode ouvir presidente do BC sobre quebra do Banco Cruzeiro do Sul — Rádio Senado

CAE pode ouvir presidente do BC sobre quebra do Banco Cruzeiro do Sul

LOC: A QUEBRA DO BANCO CRUZEIRO DO SUL PODERÁ LEVAR A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS A CONVIDAR O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA.

LOC: O SENADOR CYRO MIRANDA ANUNCIOU QUE DEVE APRESENTAR O REQUERIMENTO NO PRÓXIMO ESFORÇO CONCENTRADO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Um rombo de dois bilhões e 200 milhões de reais levou à liquidação do Banco Cruzeiro do Sul. A instituição estava sob intervenção desde o início de junho, e na opinião do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, o governo demorou a agir. Por isso, ele e outros senadores da Comissão de Assuntos Econômicos querem ouvir o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O requerimento de audiência pública deve ser apresentado na próxima reunião da CAE. 

(CYRO) Nós estamos realmente pensando em chamar o presidente Tombini para ele dizer por que eles não antecipam. Ele vai ter que explicar por que se demora para tomar essa providência e deixa chegar a coisa até o estágio pior. 

(REPÓRTER) As estimativas indicam que os acionistas do Cruzeiro do Sul podem perder mais de 330 milhões de reais com a liquidação. Na opinião do senador Cyro Miranda, o Banco Central tem mecanismos para proteger os acionistas dos prejuízos. 

(CYRO) Ele pode antecipar e evitar a quebra. Ele pode intervir antes para que seja comprado. Só que as coisas vão andando, vão andando e, quando chega na situação insustentável, sempre o prejudicado é o acionista. Não pode deixar chegar a esse ponto. 

(REPÓRTER) O Fundo Garantidor de Crédito vai assegurar a cada correntista do Banco Cruzeiro do Sul o pagamento de até 70 mil reais. Como os acionistas são os últimos da fila de pagamento, é grande a chance de eles perderem o investimento. O Cruzeiro do Sul tinha 0,35 por cento dos depósitos do sistema bancário e atuava na área de empréstimos consignados, com desconto direto no contracheque.
17/09/2012, 12h51 - ATUALIZADO EM 17/09/2012, 12h51
Duração de áudio: 01:45
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00