Dívidas de crédito rural contraídas por agricultores devem ser perdoadas — Rádio Senado

Dívidas de crédito rural contraídas por agricultores devem ser perdoadas

LOC: AS DÍVIDAS DE FINANCIAMENTOS CONTRAÍDOS POR AGRICULTORES NORDESTINOS ATÉ 2001 DEVEM SER PERDOADAS.

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.
 
(Repórter) O projeto é de autoria do senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, e concede o perdão de dívidas de crédito rural contratadas por pequenos produtores na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. O perdão abrange os empréstimos feitos até o dia 31 de dezembro de 2001, no valor original de até 35 mil reais. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, foi a relatora Ad Hoc do projeto, ou seja, designada no momento da votação para esta finalidade, e recomendou a aprovação.
 
(Ana Rita) Recentemente, as secas foram mais severas e duradouras que antes, o que tem afetado muito a produtividade da região. Assim, parece-nos que recursos para atendimento à diversidade climática e outras catástrofes e outras medidas atenuantes deveriam ser providas por meio de ações tempestivas do Poder Executivo.
 
(Repórter) De acordo com a proposta também ficam suspensas as execuções judiciárias relativas aos financiamentos em atraso. E é vedada a inscrição dos tomadores no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, o Cadin, no Sistema de Proteção ao Crédito, o SPC, e em outros sistemas de registro de inadimplência. O projeto agora seguirá para as comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Assuntos Econômicos, onde será votado de forma terminativa.
14/09/2012, 02h57 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 02h57
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00