Comissão aprova isenção de impostos para compra de veículos de carga — Rádio Senado

Comissão aprova isenção de impostos para compra de veículos de carga

LOC: A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA APROVOU UM PROJETO QUE CONCEDE ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS DE CARGA POR MOTORISTAS AUTÔNOMOS.
 
LOC: A MATÉRIA AINDA SERÁ ANALISADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O projeto de lei reduz a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, e também isenta de pagamento do IPI, os motoristas autônomos que adquirirem novos veículos para o transporte de cargas. Segundo a autora da proposta, senadora Kátia Abreu, do PSD do Tocantins, mais da metade dos dois milhões de veículos de carga em circulação no país pertencem a transportadores autônomos, e esses caminhões têm idade média de 18 anos. Daí a necessidade de renovação da frota, o que deve ser estimulado com a redução da carga de impostos que incide sobre eles. O relator da matéria foi o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que deu parecer favorável à aprovação.

(Flexa Ribeiro) O projeto da senadora Kátia Abreu é da maior importância. Como bem é feito para os táxis, que o governo dá isenção para renovação da frota, de IPI, para o taxista que é autônomo. 50% da frota dos caminhões que trafegam no Brasil são de transportadores autônomos que prestam serviço às transportadoras. Então nada mais correto e lógico e justo que estender aos transportadores autônomos também os benefícios que são dados às empresas.
 
(Repórter) Na comissão de Assuntos Econômicos, para onde seguirá agora, o projeto será analisado em caráter terminativo. Isso significa que, se for aprovada por aquela comissão, a matéria será diretamente enviada para a Câmara dos Deputados, sem a necessidade de passar pelo plenário do Senado Federal.
14/09/2012, 04h40 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 04h40
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00