Senado aprova MP que amplia o benefício do Bolsa Família — Rádio Senado

Senado aprova MP que amplia o benefício do Bolsa Família

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AMPLIA O BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA.  

LOC: A MP 570 TAMBÉM ASSEGURA MAIS DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE VAI DE ZERO A QUATRO ANOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A medida provisória faz parte do Programa Brasil Carinhoso, do governo federal, e prevê que as famílias pobres que têm crianças com zero a seis anos vão receber um benefício extra do Bolsa Família, a fim de assegurar que a renda mensal por pessoa seja de, pelo menos, setenta reais. Segundo informações do Palácio do Planalto, o programa deve atender a mais de dois milhões e setecentas mil crianças. O objetivo é reduzir em 40% a extrema pobreza e em 62% a pobreza na primeira infância. A medida provisória também determina que a União deverá apoiar cidades e estados para a abertura de escolas para as crianças de até quatro anos. Foi o que destacou a relatora da medida, a senadora Ângela Portela, do PT de Roraima. 

(Ângela Portela) Eu sou professora de formação. Eu sei da importância de o Estado brasileiro oferecer às crianças uma condição de educação apropriada, porque hoje nós temos menos de 20% das crianças brasileiras com atendimento na primeira infância em creches. 

(Repórter) Apesar de a MP ter sido aprovada, a oposição se manifestou contra a parte que cria o Regime Diferenciado de Contratações para construção de creches e pré-escolas. De acordo com o senador Aloisio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, há riscos para os cofres públicos. 

(Aloysio Nunes Ferreira) A meiguice do Brasil Carinhoso acaba quando mais uma vez, por medida provisória, a presidente da República altera, vulnera, revoluciona para pior a Lei de Licitações. A Lei 8.666. 

(Repórter) Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social serão repassados este ano 238,4 milhões de reais para o apoio à construção e manutenção das creches. A proposta foi para sanção da Presidência da República.
12/09/2012, 06h01 - ATUALIZADO EM 12/09/2012, 06h01
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00