Relator e equipe econômica discutem mais recursos para área social — Rádio Senado

Relator e equipe econômica discutem mais recursos para área social

LOC: O RELATOR DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DISCUTE COM A EQUIPE ECONÔMICA AUMENTO DOS INVESTIMENTOS NA ÁREA SOCIAL E EM INFRAESTRUTURA. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA AFIRMA QUE DISCUSSÃO DA PROPOSTA COMEÇA NO DIA 10 DE OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Apesar de a equipe econômica ter enviado ao Congresso Nacional uma proposta sem margem para alterações, o relator do Orçamento Geral da União, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, antecipou mudanças. Na primeira reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ele defendeu uma destinação maior de recursos para áreas prioritárias, além de investimentos em infraestrutura. 

(Jucá) Discutimos com a ministra Miriam e com o secretário do Tesouro, Arno Agostin, os dados do Orçamento e as condições de reajustarmos esse Orçamento para realizarmos despesas novas no que tange a investimentos, a preocupação é com a saúde, educação e programas sociais. 

REP: Romero Jucá antecipou que alguns números não serão modificados, como o reajuste de 7,9% do salário mínimo, que, a partir do ano que vem, será de R$ 670. O relator do Orçamento afirmou ainda que não vai tratar do aumento dos servidores públicos que não fecharam acordo com o governo.  

(Jucá) Já estão definidos o salário mínimo e também o reajuste dos servidores com 15,8%. O governo já encaminhou os projetos de lei da negociação até o dia 31 de agosto. O que não houve mais de reajuste terá de ser negociado com o governo. Novamente, as categorias que ficaram de fora vão ter que procurar o governo em busca de um entendimento. 

REP: O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Paulo Pimenta, do PT gaúcho, apresentou para a ministra do Planejamento o cronograma de votação do projeto. Segundo ele, logo após as eleições, o relator de Receitas, deputado Cláudio Puty, do PT do Pará, vai apresentar o parecer. 

(Pimenta) Nossa primeira data limite é o Relatório da Receita, que deverá ser apresentado até o dia 10 de outubro. A partir desse relatório é que inicia o processo de contagem dos prazos para o relatório preliminar e para a definição de todos os demais pontos do cronograma. 

REP: O Orçamento Geral da União deverá ser aprovado até o dia 21 de dezembro pelo Plenário do Congresso Nacional.
12/09/2012, 12h24 - ATUALIZADO EM 12/09/2012, 12h24
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00