Graça Foster expõe plano de negócios da estatal até 2016 — Rádio Senado

Graça Foster expõe plano de negócios da estatal até 2016

LOC: PRESIDENTE DA PETROBRAS DIZ QUE É IMPROVÁVEL QUE PREJUÍZO REGISTRADO NO PRIMEIRO SEMESTRE VOLTE A ACONTECER.
 
LOC: GRAÇA FOSTER PARTICIPOU NESTA TERÇA-FEIRA DE AUDIÊNCIA CONJUNTA NO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Durante quatro horas, as comissões de Assuntos Econômicos e de Serviços de Infraestrutura se reuniram para ouvir da presidente da Petrobras explicações sobre o plano de negócios da estatal até 2016. O debate também serviu para esclarecer as circunstâncias que levaram a empresa a registrar prejuízo de 1,3 bilhão de reais no segundo trimestre desse ano. Graça Foster reafirmou que a causa do resultado negativo foi um conjunto de fatores que não deve ocorrer de novo, como a desvalorização cambial, a queda da produção de petróleo e a devolução de poços secos. A presidente da estatal ainda comemorou o aumento da demanda da gasolina, que, de acordo com relatório da empresa, cresceu 49% no Brasil entre 2002 e 2011, contra 15% na média mundial. Em compensação, o óleo combustível, explicou ela, tem vendido menos no país em razão da entrada do gás natural no mercado. A dirigente foi questionada pelo líder do PSDB, o paranaense Alvaro Dias, sobre denúncias de irregularidades na gestão do ex-presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.
 
(Alvaro Dias) Entre essas irregularidades, o aparelhamento da máquina estatal, verificamos superfaturamento de obras, e eu citaria a Usina Abreu e Lima. O custo inicial de 3 bilhões e o prazo de execução de 2010. Hoje, a previsão é de que esse valor pode chegar a 20 bilhões de dólares devido a aditivos de contrato e atraso de equipamentos entre outros motivos.
 
(Repórter) Segundo Graça Foster, o que houve não foi superfaturamento, mas uma diferença de metodologia entre a Petrobras e o TCU, que apontou suposta irregularidade com base num tipo de obra diferente daquela realizada na refinaria de Pernambuco. Já o líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, destacou os investimentos da estatal no país.
 
(Eduardo Braga) A Petrobras sem nenhuma dúvida representa para a economia brasileira algo de extrema importância e que tem um impacto no nosso PIB de forma destacada. Os investimentos e a presteza e firmeza da execução desses investimentos. 

(Repórter) Eduardo Braga também agradeceu a presidente da Petrobras pelo empenho na construção da primeira etapa do gasoduto Urucu-Coari-Manaus. A obra vai permitir a substituição do óleo diesel pelo gás natural para geração de energia elétrica na região amazônica.
11/09/2012, 07h57 - ATUALIZADO EM 11/09/2012, 07h57
Duração de áudio: 02:46
Ao vivo
00:0000:00