Melhor infraestrutura nos aeroportos pode baratear passagens — Rádio Senado

Melhor infraestrutura nos aeroportos pode baratear passagens

LOC: INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA DOS AEROPORTOS E REDUÇÃO DO ICMS COBRADO SOBRE O COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO.  

LOC: ESSAS DUAS MEDIDAS PODEM GARANTIR PASSAGENS AÉREAS MAIS BARATAS PARA LIGAR CIDADES DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE AO RESTO DO PAÍS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Os custos das passagens aéreas para as cidades das regiões Norte e Nordeste foram debatidos em audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e de Serviços de Infraestrutura. Os representantes das companhias aéreas apontaram as grandes distâncias e a precariedade de alguns aeroportos, tanto na má qualidade das pistas de pouso quanto no estacionamento das aeronaves, como motivos para que as tarifas de voos para essas duas regiões sejam mais altas. Além disso, há o fato de os estados cobrarem um ICMS alto na venda do combustível de aviação, como reforçou o executivo da Tam, Marcelo Mendonça. 

(Marcelo Mendonça) A redução do ICMS do combustível é um fator muito importante para o cálculo de novas rotas e para o cálculo do custo de tarifa de aviação. 

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, disse que nesta segunda-feira foi feito um diagnóstico da realidade da aviação nas regiões norte e nordeste. Afirmou que o próximo passo deverá ser negociar um ICMS menor sobre a venda de querosene de aviação.

(Randolfe Rodrigues) Dialogar com os governadores. Em especial, com governadores de estados da Amazônia e, em decorrência disso, pressionar a Infraero para dar sequência às obras inacabadas de aeroportos que existem em especial na Amazônia. Sem essas duas medidas nós continuaremos a ter altas tarifas. A audiência é um primeiro passo para um conjunto de ações posteriores. 

(Repórter) O ICMS médio cobrado sobre o combustível de aviação é de 19,1%. O setor aéreo reivindica que a alíquota caia para 12%.
10/09/2012, 06h43 - ATUALIZADO EM 10/09/2012, 06h43
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00