Livro "História Viva - Conceição do Mato Dentro" é lançado no Senado — Rádio Senado

Livro "História Viva - Conceição do Mato Dentro" é lançado no Senado

LOC: O LIVRO “HISTÓRIA VIVA – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO” FOI LANÇADO NA BIBLIOTECA ACADÊMICO LUIZ VIANA FILHO DO SENADO FEDERAL NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA . 

LOC: A PUBLICAÇÃO É PARTE DO PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE O IMAGINÁRIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO, QUE INTEGRA AS COMEMORAÇÕES DOS CINQUENTA ANOS DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.  

(Repórter) Cidade de 19 mil habitantes, localizada na região da Serra do Espinhaço em Minas Gerais, Conceição do Mato Dentro é um dos maiores municípios mineiros em extensão territorial. Desde 2005 ele está inserido na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço – uma das sete reservas do gênero criadas pela UNESCO no Brasil – e vivenciou o ciclo do ouro e das pedras preciosas em Minas. Entre os filhos ilustres da cidade está o ex-ministro da Cultura, ex-governador do Distrito Federal e ex-embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido de Oliveira. O professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Loryel Rocha é um dos autores do livro que relata todos estes fatos e conta qual foi a motivação de realizar a obra. 

(Loryel Rocha) “Nós fazemos parte de um grupo que lida diretamente com cultura, meio ambiente e o nosso interesse sempre foi, juntamente com o embaixador José Aparecido, produzir um livro profundo sobre a história de Conceição. E um livro que englobasse Conceição inserida dentro de Minas Gerais, Minas Gerais dentro do Brasil e o Brasil dentro da relação dele com Portugal e as colônias portuguesas”. 

(Repórter) A publicação tem 400 páginas e não está à venda. Terá distribuição dirigida à cargo do Instituto Mukharaji.
10/09/2012, 08h59 - ATUALIZADO EM 10/09/2012, 08h59
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00