Condomínios poderão ser obrigados a usar medidores individuais de água — Rádio Senado

Condomínios poderão ser obrigados a usar medidores individuais de água

LOC: OS CONDOMÍNIOS DEVERÃO INSTALAR EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA POR UNIDADE RESIDENCIAL. 

LOC: PROJETO COM ESTE OBJETIVO PODERÁ SER VOTADO NA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto, apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, altera a lei de diretrizes nacionais para o saneamento básico. O senador argumenta que a cobrança de água em conta única para todo o condomínio prejudica aqueles que gastam menos e favorece o desperdício, já que um consumo maior não corresponde a um aumento proporcional na tarifa cobrada. Para Antônio Carlos Valadores, a medição individual também vai impedir distorções, como uma pessoa que mora sozinha pagar o mesmo que uma família numerosa. O senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de janeiro, ressalta que a consciência ecológica é uma noção recente na história da humanidade e surgiu como resposta à constatação de que os recursos naturais são finitos. 

(LOPES) De todos os recursos essenciais à preservação da vida e da qualidade de vida, a água é o que mais preocupa...quando olhamos para as formas de utilização da água doce no mundo, verificamos que 70% dela é gasta na agricultura, 22% na indústria, e apenas 8 % em uso doméstico, e em todas elas, o desperdício é muito alto 

(REP) Após votação na Comissão de Desenvolvimento Regional, o projeto seguirá para exame da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor. Se aprovado, poderá ser encaminhado para a Câmara dos Deputados sem passar por votação no Plenário.
10/09/2012, 01h11 - ATUALIZADO EM 10/09/2012, 01h11
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00