Desvio de verbas da saúde e da educação pode virar crime hediondo — Rádio Senado

Desvio de verbas da saúde e da educação pode virar crime hediondo

LOC: DESVIAR VERBAS DESTINADAS ÁS ÁREAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PODERÁ SER CONSIDERADO CRIME HEDIONDO.

LOC: É O QUE PREVÊ PROPOSTA DO SENADOR LOBÃO FILHO, DO PMDB DO MARANHÃO. O TEXTO VAI SER ANALISADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

TÉC.: Se o projeto de Lobão Filho for aprovado, desviar recursos em licitações, contratos, programas e ações nas áreas de Saúde ou Educação passará a ser considerado crime hediondo. Segundo dados apresentados por ele, entre 2007 e 2010, seiscentos e sessenta milhões de reais não chegaram para atender obras como a reforma de escolas e hospitais, e a compra de merenda escolar e remédios. Na avaliação do senador, o desvio desse dinheiro é um verdadeiro atentado contra a vida das pessoas e a formação educacional da juventude brasileira e, portanto, precisa ser punido com mais rigor. O senador acredita que não terá dificuldade na aprovação da matéria pelo Senado.

(Lobão Filho): Eu acredito que as áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura são as áreas efetivamente mais focadas por estes grupos que tentam extorquir dinheiro das máquinas públicas, seja ela municipal, estadual ou federal. Isso é um tema que é unânime entre os meus pares e eu tenho certeza também que qualquer congressista, seja ele deputado federal ou senador, qualquer congressista irá dar apoio integral a esse projeto porque ele trará grandes benefícios para nossa população.

(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal apresentou relatório favorável à matéria. Ele lembrou que embora a economia brasileira esteja em ascensão, os problemas na Saúde e Educação persistem. Depois de analisado pela Comissão de Educação a proposta de Lobão Filho será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovada, segue direto para análise da Câmara dos Deputados.
06/09/2012, 01h19 - ATUALIZADO EM 06/09/2012, 01h19
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00