Religiosos pedem a relator mudanças no texto do projeto — Rádio Senado

Religiosos pedem a relator mudanças no texto do projeto

LOC: RELIGIOSOS SE ENCONTRAM COM RELATOR DO PROJETO QUE ATUALIZA O CÓDIGO PENAL E PEDEM MUDANÇAS NO TEXTO.  

LOC: DROGAS, ABORTO E HOMOFOBIA ESTÃO ENTRE OS TEMAS QUE MAIS PREOCUPAM, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) A pedido do senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, o relator do projeto, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, recebeu em audiência nesta quinta-feira um grupo de religiosos de diferentes crenças. Eles vieram demonstrar preocupação sobre o texto em análise na Comissão Especial do Senado. Para Magno Malta, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família, a proposta apresentada por um grupo de juristas não foi debatida pela sociedade e traz mudanças contrárias ao pensamento cristão. Por isso, segundo ele, é necessário ampliar o debate: 

(Magno Malta) Mostrar a sociedade sobre o que entendemos da vida e mostrar as contradições que tem no código, sobre punibilidade. A proposta de legalização do aborto é uma proposta infeliz, a proposta de legalização de drogas é ainda mais infeliz. É uma afronta de fato à sociedade brasileira, que esperou tanto por um código, e na verdade esse novo código está a serviço de uma minoria e bane qualquer possibilidade de a sociedade ser atendida. 

(Repórter) temas como a eutanásia e a redução da maioridade penal também preocupam os religiosos. A estratégia de Magno Malta e demais parlamentares ligados à religião é retardar a votação da matéria para tentar modificar o conteúdo. O senador Pedro Taques garantiu que o debate não será atropelado, mas pregou tolerância: 

(Pedro Taques) O que foi dito aqui no tocante ao abortamento, á eutanásia, á discriminalização do uso de entorpecentes, a proporcionalidade das penas, isso tem que ser debatido sim, e eu me coloco á disposição de todos para que nós façamos isso, agora, isso com tolerância. 

(Repórter) Pedro Taques lembrou ainda que, depois dos debates, se o Senado achar que o resultado não atende à sociedade o texto poderá ser arquivado.
30/08/2012, 06h03 - ATUALIZADO EM 30/08/2012, 06h03
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00