Projeto aumenta limite de compra de moeda estrangeira para U$ 10 mil — Rádio Senado

Projeto aumenta limite de compra de moeda estrangeira para U$ 10 mil

LOC: O LIMITE PARA OPERAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE MOEDA ESTRANGEIRA NO BRASIL SEM O REGISTRO NO BANCO CENTRAL PODE SUBIR DE 3 PARA 10 MIL DÓLARES. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NESTA TERÇA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO 

(REPÓRTER): A ideia é facilitar a vida dos brasileiros que desejam viajar para o exterior ou de estrangeiros em visita ao Brasil. Em 2005, uma lei dispensou do preenchimento de formulário junto ao Banco Central as operações de compra ou venda de moeda estrangeira inferiores a três mil dólares. Mas para Francisco Dornelles, senador do PP do Rio de Janeiro, esse valor é baixo e deve ser corrigido. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, diz que é razoável elevar esse limite para dez mil dólares, tendo em vista também os grandes eventos internacionais que o Brasil vai sediar nos próximos anos. 

(CYRO): Então nada mais estamos propondo que recompor isso, porque hoje inclusive já visando a Copa do Mundo e Olimpíadas, porque esse valor é irrisório. Não dá mais. 

(REP): A proposta também autoriza o governo a elevar esse valor, por decreto, sempre que achar necessário. O projeto de lei segue para a análise da Câmara dos Deputados. 
28/08/2012, 01h54 - ATUALIZADO EM 28/08/2012, 01h54
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00