CAE pode votar proposta que autoriza free shops em cidades fronteiriças — Rádio Senado

CAE pode votar proposta que autoriza free shops em cidades fronteiriças

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA PROPOSTA QUE AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DE FREE SHOPS EM CIDADES DA FRONTEIRA. 

LOC: HOJE, ESSAS LOJAS FRANCAS SÓ TÊM AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAR EM PORTOS OU AEROPORTOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Para o consumidor, o free shop representa a possibilidade de comprar um produto mais barato por conta da isenção de impostos. Uma garrafa de uísque de 100 reais pode sair por 80 nessas lojas francas, por exemplo. Mas para o deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, as lojas francas podem significar um impulso no desenvolvimento das cidades da fronteira do País. Marco Maia, que preside a Câmara dos Deputados, apresentou um projeto que autoriza o funcionamento dos free shops nessas regiões. Ele diz que do outro lado da fronteira, na Argentina, Paraguai e Uruguai, os free shops já atraem milhares de brasileiros. E o Brasil perde dinheiro enquanto poderia estar gerando empregos com a mesma iniciativa. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, na condição de relatora na Comissão de Assuntos Econômicos, recomenda a aprovação do projeto. 

(ANA AMÉLIA) é bom que se diga: só o estrangeiro poderá comprar nessas lojas, não é o brasileiro que vai comprar. Como nós vamos comprar do lado de lá; o de lado de lá venha comprar do lado de cá, em regime de igualdade de tratamento. Então, espero dia 28 tenhamos uma decisão favorável. 

(REP): A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Se aprovada na CAE, segue para a sanção presidencial.
27/08/2012, 01h01 - ATUALIZADO EM 27/08/2012, 01h01
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00