Encontro nacional debate Lei de Acesso à Informação — Rádio Senado

Encontro nacional debate Lei de Acesso à Informação

LOC: A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NAS CASAS LEGISLATIVAS. 

LOC: ESTE É O TEMA DO QUINTO ENCONTRO NACIONAL DO GITEC, ABERTO NESTA SEGUNDA-FEIRA NO AUDITÓRIO DO INTERLEGIS, NO SENADO FEDERAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O Grupo Interlegis de Tecnologia, Gitec, é uma comunidade formada por técnicos da área de tecnologia da informação de casas legislativas de todo o país. Atualmente são mais de seiscentos membros ativos trabalhando de forma colaborativa, com o apoio do Programa Interlegis. Por meio de atividades como palestras, mini cursos e mesas redondas, o quinto encontro nacional da comunidade, que vai até a próxima quarta-feira, tem o objetivo ampliar o intercâmbio de práticas e conhecimentos entre os integrantes do grupo. Foi o que explicou o diretor de Tecnologia da Informação do Interlegis, Ricardo de Oliveira Ramos. 

(Ricardo de Oliveira Ramos) Aquele pessoal que trabalha com informática, com a TI, muitas vezes têm problemas comuns. Esses problemas comuns que às vezes são resolvidos por uma câmara não são resolvidos por outra, ou por falta de conhecimento, por falta de oportunidade, enfim, criamos um grupo para discussão desses problemas em comum. Esse grupo se reúne periodicamente, normalmente uma vez por ano aqui no Interlegis, vem gente do Brasil inteiro, justamente para apresentar seus avanços, para apresentar suas soluções, a problemas que todos têm. 

(Repórter) Ricardo Ramos também falou sobre a escolha do tema do encontro nesta edição, a Lei de Acesso à Informação, que regulamentou o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. 

(Ricardo de Oliveira Ramos) É um problema que, ora, os políticos fazem as leis e as leis devem ser aplicadas. Os técnicos precisam de dar alguma solução técnica para aplicar a lei no prazo que ela exige. E nem sempre isso é fácil. Às vezes para se buscar uma informação em 24h ou em 48h às vezes é difícil, dependendo da pergunta. Os técnicos justamente procuram essas soluções e compartilham as soluções obtidas com os demais. 

(Repórter) E nesta quarta-feira, último dia do quinto encontro anual do Gitec, tem início no Interlegis mais uma iniciativa voltada à tecnologia da informação: é o simpósio sobre a ferramenta plone, solução livre usada por várias empresas e instituições públicas em aplicações como o desenvolvimento de páginas para a internet. Mais informações pelo site www.interlegis.leg.br.
20/08/2012, 07h28 - ATUALIZADO EM 20/08/2012, 07h28
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00