Armando Monteiro defende desconto dos dias parados de servidores em greve — Rádio Senado

Armando Monteiro defende desconto dos dias parados de servidores em greve

LOC: O SENADOR ARMANDO MONTEIRO, DO PTB DE PERNAMBUCO, DEFENDEU O DESCONTO DOS DIAS PARADOS DE SERVIDORES PÚBLICOS EM GREVE.  

LOC: PARA O SENADOR, É PRECISO ESTABELECER REGRAS PARA QUE OS TRABALHADORES DE SETORES ESSENCIAIS À VIDA DO PAÍS POSSAM LUTAR POR SEUS DIREITOS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O senador do PTB de Pernambuco lamentou o fato de que no Brasil a paralisação de serviços essenciais à população se estenda por longos períodos, como vem acontecendo a greve nas Universidades Federais. Para Armando Monteiro é legítimo que todo o trabalhador possa lutar por seus direitos, mas, tanto no setor público, como no privado, é preciso assumir os riscos. 

(Armando Monteiro) - No setor privado isso se traduz no desconto dos dias não trabalhados. No Brasil a gente assiste com muita perplexidade o fato de que há categorias no setor público que são pagas para não trabalhar. Por que? Porque fazem greve, estendem as greves em algumas áreas como a da Educação, paralisações de 180 dias e os servidores públicos são remunerados normalmente no final do mês então nós estamos na verdade incentivando esse tipo de movimento. 

(REPÓRTER) Armando Monteiro também disse que estabelecer regras para as greves no setor público não fere os preceitos democráticos e que é preciso colocar os interesses da população acima dos interesses corporativos e de setores organizados. 

(Armando) - É legítimo que todo o trabalhador, do setor privado, do setor público possa lutar legitimamente pelos seus direitos, mas isso tudo tem que se conformar a certos limites. Não é possível imaginar que em alguns setores essenciais da vida do país, determinadas categorias possam se valer dessa circunstância, de um serviço essencial, para colocar em risco a própria vida da sociedade, ou seja, privando a sociedade de serviços absolutamente essenciais. 

(REPÓRTER) Atualmente cerca de trinta setores da administração pública federal estão com suas atividades paralisadas. Vários projetos regulamentando o direito de greve no serviço público estão em discussão no Congresso Nacional. Um deles é o do senador Aloísio Nunes. Ele lembrou que a Constituição de 88 reconhece o direito de greve dos servidores públicos, mas determina a regulamentação do assunto.
20/08/2012, 01h05 - ATUALIZADO EM 20/08/2012, 01h05
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00