Mobilidade urbana será debatida em seminário da CAS — Rádio Senado

Mobilidade urbana será debatida em seminário da CAS

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI PROMOVER UM SEMINÁRIO EM SETEMBRO PARA DEBATER AS DIFICULDADES DE MOBILIDADE URBANA NO PAÍS E AS PERDAS COM O ALTO NÚMERO DE ACIDENTES DE MOTOCICLETAS. 

LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR JAYME CAMPOS, DO DEMOCRATAS DE MATO GROSSO, A PRECARIEDADE DO TRÂNSITO E TRANSPORTE PODE LEVAR O BRASIL A UMA SITUAÇÃO DE GRAVE PARALISAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

REPÓRTER: No dia 13 de setembro a Comissão de Assuntos Sociais espera reunir no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, ministros, empresários e representantes da sociedade civil para debater o agravamento das condições de trânsito e transporte público no país. Enfoque especial será dado ao alto número de acidentes de moto, o que tem levado o Brasil a perder anualmente milhares de jovens. Foi o que destacou a autora do requerimento, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. 

(ANA AMÉLIA): Espero que os ministros, especialmente da saúde, possa comparecer, porque é inacreditável o aumento das mortes e dos acidentes envolvendo motocicletas. E isso tem vários aspectos, de saúde, de previdência social cujos gastos estão aumentando violentamente, aspectos da mobilidade urbana, aspectos graves porque a principal vítima desses acidentes está entre 18 e 24 anos, ou seja, na fase mais importante da vida profissional e ativa. 

(REP) O presidente da Comissão, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, disse que o problema da mobilidade urbana no país é grave e alertou que pode chegar o momento em que o país vai parar. 

(JAYME CAMPOS) O que é mais importante nós chamamos atenção nesse seminário, é...pouco se faz para melhoria da mobilidade urbana, e quando se pretende fazer há uma dificuldade enorme....vai chegar um momento em que não vai ser possível andar no Brasil não, o Brasil inteiro vai ficar parado, vai engessar, vamos ter que fazer rodízio de carro, de bicicleta, de moto, se não melhorarmos nossas vias públicas. a nossa malhar urbana está totalmente precária como também nossas rodovias. 

(REP) Levantamento do Ministério da Saúde este ano revelou que pela primeira vez, a mortalidade de motociclistas em acidentes supera a de pedestres e motoristas. O número de atendimentos a motociclistas dobrou em um período de três anos no Brasil, elevando os gastos com esse tipo de atendimento em 113% de 2008 a 2011.
15/08/2012, 12h26 - ATUALIZADO EM 15/08/2012, 12h26
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00