Senadores fazem apelo para que governo inicie diálogo com grevistas — Rádio Senado

Senadores fazem apelo para que governo inicie diálogo com grevistas

LOC: SENADORES FAZEM APELO PARA QUE O GOVERNO INICIE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES PÚBLICOS QUE ESTÃO EM GREVE. 

LOC: CERCA DE TRINTA E SEIS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL ESTÃO COM SUAS ATIVIDADES PARALISADAS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER)  A senadora Ana Amélia lembrou que cerca de oitenta por cento do funcionalismo público federal está parado e que recentemente os agentes da Polícia Federal e os auditores fiscais agropecuários decidiram aderir ao movimento. Segundo a senadora, a greve na Agência Nacional de Vigilância Sanitária já afeta a distribuição de kits para exames de sangue. A senadora do PP gaúcho afirmou ainda que, segundo os líderes sindicais, o governo está fechado às negociações. Para Ana Amélia, mesmo com a crise internacional, que exige sacrifícios, é preciso estabelecer o diálogo para que a sociedade não seja duplamente penalizada.

(Ana Amélia) - Nós precisamos que haja uma boa vontade do Governo para que, respeitosamente, os líderes sindicais, os líderes que estão mobilizados nessa paralisação do setor público, tenham uma interlocução madura com o Governo, entendendo a situação real do País para que a população não pague duplamente a conta. Ela paga por conta da contribuição dos impostos, paga os salários, e agora não pode ser penalizada pela ausência de serviços essenciais. 

(REPÓRTER) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná também criticou a atitude do governo. Ele lembrou que nas universidades federais o semestre já foi comprometido e, não há nenhum sinal no sentido de se buscar a solução do impasse. O senador paranaense disse que os prejuízos com a greve crescem a cada dia. 

(Álvaro Dias) - Só no Porto de Paranaguá, no Estado do Paraná, há uma previsão de prejuízo que ultrapassa US$140 milhões. Os navios parados a espera da oportunidade de desembarcar mercadorias. E chega agora o momento do desembarque de fertilizantes, até setembro. A multa aumenta, o prejuízo cresce. Eu repito: são US$140 milhões de prejuízos só no Porto de Paranaguá. 

(REPÓRTER)  A greve dos servidores federais já afeta a vida dos brasileiros provocando engarrafamentos em estradas, filas em aeroportos e prejudicando a distribuição de medicamentos, entre outras coisas. Os funcionários querem melhoria nos planos de carreira, realização de concurso público para suprir déficit de vagas e reajuste salarial, entre outras coisas. O governo alega que não tem recursos para atender as demandas.
10/08/2012, 12h47 - ATUALIZADO EM 10/08/2012, 12h47
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00