Senador propõe que União assuma a responsabilidade pela educação dos jovens — Rádio Senado

Senador propõe que União assuma a responsabilidade pela educação dos jovens

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

LOC: OS CONVIDADOS APONTARAM AVANÇOS NO SETOR NOS ÚLTIMOS ANOS MAS COBRARAM POLÍTICAS E INVESTIMENTOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO E GARANTIR O ACESSO ÀS ESCOLAS. 

LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO, CRISTOVAM BUARQUE, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEVE ASSUMIR O ENSINO BÁSICO, QUE HOJE ESTÁ NA MÃO DAS PREFEITURAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER) No Brasil, 40 milhões de alunos estudam em escolas públicas, do ensino fundamental às universidades. São 2 milhões de professores e um orçamento de aproximadamente 200 bilhões de reais, que representam cinco por cento do PIB, que são as riquezas produzidas no país. Para discutir como melhorar a qualidade do ensino infantil, fundamental e médio, os senadores da Comissão de Educação discutiram o papel do governo federal no ensino básico. O presidente da Comissão, senador Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal, propôs a criação de um plano de carreira nacional para os professores e defendeu que a União deve assumir a responsabilidade pela educação dos jovens de 0 a 17 anos, que hoje está nas mãos das prefeituras.

(Cristovam) ...

(REPÓRTER) As autoridades e especialistas convidados reconheceram as deficiências e dificuldades na educação brasileira, além do baixo desempenho em avaliações internacionais. Também defenderam mais investimentos para melhorar a qualidade do ensino e garantir o acesso às escolas. Mas apontaram os avanços obtidos nos últimos anos, como o aumento do número de alunos matriculados do ensino infantil ao superior e em escolas técnicas. O secretário de articulação do Ministério da Educação, Binho Marques, que já foi governador do Acre, disse que o Brasil convive com enormes desigualdades na área da educação mas criticou a chamada federalização do ensino básico.

(Binho) ... 

(Cristovam) ...

(REPÓRTER) Os especialistas ainda lembraram que a educação tem um papel fundamental para o aumento da renda dos trabalhadores e o crescimento e desenvolvimento da economia.
09/08/2012, 01h49 - ATUALIZADO EM 09/08/2012, 01h49
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00