CRE discute possibilidade de o Paraguai suspender venda de energia excedente — Rádio Senado

CRE discute possibilidade de o Paraguai suspender venda de energia excedente

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUER INFORMAÇÕES DO ITAMARATY SOBRE A POSSIBILIDADE DE O PARAGUAI SUSPENDER A VENDA DE ENERGIA EXCEDENTE PARA O BRASIL.  

LOC: SEGUNDO O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR FERNANDO COLLOR, DO PTB DE ALAGOAS, NÃO HÁ NADA OFICIAL SOBRE ESSA POSSIBILIDADE. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

Téc.: A suspensão da venda de energia excedente do Paraguai para o Brasil e a Argentina precisa ser submetida ao Parlamento paraguaio. Mas essa possibilidade, definida pelo presidente Federico Franco como uma questão de soberania nacional, foi discutida nesta quinta-feira na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O Tratado de Itaipu, de 1973, estabelece que Brasil e Paraguai têm direito de usar metade da energia gerada pela usina. Como o Paraguai usa apenas 5% do que teria direito, vende o excedente ao Brasil. Para o senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, o governo brasileiro contribui com sua política externa, para prejudicar o relacionamento bilateral. É que desde junho, o Paraguai está suspenso do Mercosul e, sem autorização do parlamento Paraguaio, Brasil, Argentina e Uruguai aceitaram o ingresso pleno da Venezuela no bloco. 

(ALOYSIO) O Brasil é bastante dependente dos seus vizinhos em matéria energética, dependência é maior com o Paraguai...esse grau de dependência recomendaria uma postura de absoluto respeito ao espírito e letra dos acordos internacionais...acontece que o Brasil vem brincando com fogo nessa matéria, sua política externa vem atendendo a interesses políticos e ideológicos que não atendem ao interesse nacional. 

(REP) O Senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, disse não haver nenhum sinal de uma atitude abrupta por parte do governo paraguaio 

(ANIBAL) o que pode estar havendo é um estudo no sentido de mandar para o Congresso e ter apreciação a longo prazo e aí sim com conversações diplomáticas apropriadas. (REP) Para o presidente da Comissão, Fernando Collor, a ameaça de suspensão da venda de energia não passa de uma bravata 

(COLLOR) Acredito que a declaração não tenha passado de uma declaração infeliz de algum alto funcionário do governo paraguaio, visto que o Itamaraty não tomou oficialmente conhecimento dessa declaração... mas já foi solicitado ao ministério das relações exteriores para qualquer informação oficial nesse sentido que esta comissão seja imediatamente comunicada. 

(REP) O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, lembrou que o contrato atual para fornecimento de energia vai até 2023. Para ele, quem teria a perder com a medida seria primeiramente o próprio Paraguai 

(SÉRGIO) é fato que a Itaipu binacional é a maior fonte de receita daquele país e não tem o que fazer com o excedente, porque não tem nem mesmo linha de transmissão que estão sendo construindas agora em parceria com o governo brasileiro... (REP) As eleições presidenciais no Paraguai estão previstas para abril de 2013. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA AS INDICAÇÕES FEITAS PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DE DOIS EMBAIXADORES. O DIPLOMATA NEI FUTURO BITENCOURT É INDICADO PARA CHEFIAR A MISSÃO DIPLOMÁTICA DO BRASIL EM CAMARÕES, NA ÁFRICA, ACUMULANDO O CARGO TAMBÉM NA REPÚBLICA DO CHADE. 

LOC: PARA A EMBAIXADA DA NIGÉRIA FOI INDICADO O DIPLOMATA JOÃO ANDRÉ PINTO DIAS LIMA, QUE DESDE 2008 É CÔNSUL-GERAL ADJUNTO EM CHICAGO. OS DOIS NOMES SEGUEM PARA EXAME DO PLENÁRIO DO SENADO.
09/08/2012, 01h38 - ATUALIZADO EM 09/08/2012, 01h38
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00