Subcomissão discute programa "Cultivando Água Boa" — Rádio Senado

Subcomissão discute programa "Cultivando Água Boa"

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA ÁGUA, VINCULADA À COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, PROMOVEU NESTA QUARTA-FEIRA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O PROGRAMA "CULTIVANDO ÁGUA BOA", COM AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM 29 MUNICÍPIOS DO PARANÁ.

LOC: A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA FOI CONSIDERADA O PRINCIPAL ELEMENTO DE SUCESSO DO PROGRAMA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER RENINA VALEJO.

(REPÓRTER) Mais de 1200 quilômetros de mata ciliar recuperados, 104 mil hectares de reservas preservadas e 19 mil educadores ambientais em atividade no extremo oeste do Paraná. Esses são alguns dos resultados do programa "Cultivando Água Boa", desenvolvido desde 2003 pela usina hidrelétrica Itaipu Binacional, em parceria com o poder público, organizações não governamentais e comunidades locais. A iniciativa abrange cerca de 100 ações relacionadas à preservação do meio ambiente e à promoção da qualidade de vida das comunidades, que tiveram parte de suas terras inundadas pelo reservatório da usina. Para o diretor de cooordenação ambiental da Itaipu, Nelton Friedrich, o sucesso do programa está no envolvimento de diversos segmentos da população no planejamento e na implementação das ações. 

(NELTON FRIEDRICH) O grande elemento que fermenta e facilita o Cultivando Água Boa está na participação comunitária. É preciso que todos os atores compreendam a responsabilidade compartilhada. Nenhum governo só resolverá o problema socioambiental.

(REPÓRTER) Esta também é a opinião do presidente do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas, Norman de Arruda Filho, responsável por um estudo sobre o Cultivando Água Boa.

(NORMAN DE ARRUDA FILHO) O sucesso desse programa foi obtido justamente por ter conseguido engajamento dos participantes.

(REPÓRTER) Em cada município, há um Comitê Gestor que discute os problemas e as soluções que devem ser implementadas. O senador Sérgio Souza, do PMDB paranaense, elogiou o programa e destacou a importância de ações que combinam crescimento econômico, social e preservação dos recursos naturais.

(SÉRGIO SOUZA) Se nós realmente não cuidarmos do nosso planeta de maneira sustentável na produção de energia, na produção de alimentos, e na questão social, mas também na questão ambiental, de forma que haja um equilíbrio entre esses pilares, nós não conseguiremos os nossos objetivos.

(REPÓRTER) O programa Cultivando Água Boa é desenvolvido em 29 municípios paranaenses, atingindo cerca de um milhão de habitantes.
08/08/2012, 04h31 - ATUALIZADO EM 08/08/2012, 04h31
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00