Comissão vai debater plano de negócios da Petrobras — Rádio Senado

Comissão vai debater plano de negócios da Petrobras

LOC: A PRESIDENTE DA PETROBRAS, MARIA GRAÇA FOSTER, VIRÁ AO SENADO NO DIA 28 DE AGOSTO PARA FALAR DO PLANO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA.

LOC: A SAÚDE FINANCEIRA DA ESTATAL BRASILEIRA DE PETRÓLEO TAMBÉM ESTARÁ EM DEBATE, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O requerimento para ouvir a presidente da Petrobras tinha sido aprovado na primeira quinzena de julho, e o autor do pedido, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, aproveitou a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos para cobrar a definição de uma data: 

(Ricardo Ferraço ) Foi feito todo um road show, internacionalmente, mundo afora, para a apresentação desse plano de negócios da Petrobras. Acho que o Senado, também, precisa debater.

(REPÓRTER) O presidente da Comissão, Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, atendeu ao pedido na mesma hora: 

(Delcídio do Amaral) Já conversamos com a presidente Graça Foster e nós estamos programando no próximo esforço concentrado, dia 28 de agosto, na sessão normal da Comissão de Assuntos Econômicos, às dez horas da manhã, a doutora Graças Foster vai fazer aqui uma exposição sobre o plano de negócios da Petrobras.

(REPÓRTER) Mas a audiência também deve servir para esclarecer a situação financeira da estatal, que anunciou prejuízo líquido de 1,3 bilhão de reais no segundo trimestre. Os motivos alegados foram a desvalorização do real e a falta de reajuste dos combustíveis. A perda de dinheiro com a escavação de poços secos também teria contribuído para a desvalorização dos papeis da estatal na bolsa de valores. O líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, acredita que a vinda de Graça Foster ao senado vai ajudar a mostrar que a estatal já vive um período de recuperação: 

(Eduardo Braga ) porque após os esclarecimentos prestado pela presidente Graça Foster ao mercado dos últimos números da Petrobras, a valorização das ações da Petrobras na bolsa foi extremamente positiva. Portanto, creio que esse seja um fórum importante para que possamos elevar esse debate em torno de uma questão fundamental para o programa de uma das maiores empresas do mundo, a nossa Petrobras.

(REPÓRTER) Outra medida projetada pela diretoria da Petrobras para alavancar o caixa da empresa é a redução da importação de combustíveis. No primeiro semestre, a importação de diesel e gasolina somou seis bilhões de dólares.
07/08/2012, 06h32 - ATUALIZADO EM 07/08/2012, 06h32
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00