Desmatamento na Amazônia cai 23% nos últimos 12 meses — Rádio Senado

Desmatamento na Amazônia cai 23% nos últimos 12 meses

LOC: NOS ÚLTIMOS DOZE MESES A TAXA DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA CAIU 23 POR CENTO EM COMPARAÇÃO AO MESMO PERÍODO ANTERIOR.  

LOC: OS NÚMEROS RELATIVOS AO MONITORAMENTO EM TEMPO REAL FORAM DIVULGADOS PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E FORAM COMENTADOS NO SENADO FEDERAL. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.  

(Repórter) Todos os estados da chamada amazônia legal são acompanhados por satélite pelo Deter – o sistema de monitoramento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O Deter apontou que de agosto de 2011 a julho de 2012 o desmatamento na Amazônia brasileira caiu 23 por cento em comparação com os 12 meses anteriores. Isso significa que quase 700 quilômetros quadrados deixaram de ser devastados. O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, ressaltou que o resultado representa uma tendência positiva. 

(Rodrigo Rollemberg) “Sem dúvida é uma alegria muito grande perceber que o Brasil vem obtendo sucesso na sua política de redução do desmatamento. É claro que nós não podemos nos conformar com isso! Nós temos que continuar perseguindo metas, para que possamos em alguns anos, poder comemorar, aí sim, de forma grandiosa e definitiva o desmatamento zero na região amazônica.” 

(Repórter) No período a desmatamento local foi mantido no mesmo patamar ou reduzido em todos os estados da região, menos em Roraima, onde cresceu 218 por cento. O estado que contabilizou o menor desmatamento foi o Maranhão, que teve uma queda de 67 por cento.
02/08/2012, 07h39 - ATUALIZADO EM 02/08/2012, 07h39
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00